EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Semana da Consciência Negra na Escola I Semana Étnico-Racial da Escola de Ensino Médio Albanizia Lima

Imagem inline 1


Dias 19 e 21 de novembro de 2012
Local: Escola Estadual de Ensino Médio Albanízia Oliveira Lima (Av. Almirante Barroso, 3107 (ao lado do TJE) Bairro Marco - Belém-Pará)

CINECLUBE NANGETU - EXIBIÇÃO DE CURTAS E DOCUMENTÁRIOS
Dia 19 de novembro de 2012 - às 19h
- BRINCANDO COM OS DEUSES (de Guta Galli, Documentário sobre a infância num Terreiro de Candomblé. 9 min).
- NANGETU

(de Alcyr Morrison. Documentário que retrata o momento em que Mam´etu Nangetu, celebra seus 21 anos de sacerdócio juntamente com a iniciação de dois novos filhos de santo. Através do depoimento dos sacerdotes que lhe acompanham, reconstrói a história do terreiro e revela e a diversidade cultural dos frequentadores e a luta para a conservação da tradição de um dos mais antigos terreiros de candomblé da Angola, no Pará. 24 min).
- A DANÇA DAS CABAÇAS - EXU NO BRASIL (dirigido por Kiko Dinucci. O documentário conta a história do orixá Exú. Na África Exú era caracterizado como o princípio da vida, a força que move os corpos, a dinâmica, o senhor dos caminhos e das encruzilhadas. Exú, a principal ponte entre os mortais e as divindades que habitam o além, passa a ser visto como a personificação do mal perante o modelo cristão, devido ao seu símbolo fálico e seu comportamento astucioso. 54 min).
Organização: Arthur Leandro - Taata Kinambojí uá N´Zaambi (Arquiteto e Artista Visual; Professor da Faculdade de Artes da UFPa; Taata Kisink´arumbombe do Terreiro de Angola Mansu Nangetu Mansubando Kekê Neta; Diretor de Projetos do Instituto Nangetu; Coordenador do Projeto Azuelar; Coordenador do Cineclube Nangetu)

Dia 21 de novembro de 2012 - às 17h
- O SAGRADO É ECOLÓGICO NO CANDOMBLÉ ANGOLA (Ação educativa e prática de saberes culturais na construção da educação ambiental em comunidade de terreiro. Filme Coletivo, 20 min).
- A DESCOBERTA DA AMAZÔNIA PELOS TURCOS ENCANTADOS (de Luiz Arnaldo Campos. A saga do Turcos Encantados é recriada através do narrador Baba Luiz Tayendó, sacerdote do Terreiro Toy Lissá, dos depoimentos e cantos de muitos outros pais, mães, filhos e filhas de santo, e de encenações com atores não profissionais, escolhidos entre os integrantes de diversos terreiros Mina, comunidades quilombolas e bairros pobres de Belém. 55 min)
Organização: Arthur Leandro - Taata Kinambojí uá N´Zaambi

Nenhum comentário:

Postar um comentário