EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

Atuação

A Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial – COPIR - busca superar as práticas discriminatórias étnico-raciais no ambiente escolar, investindo na formação dos professores e professoras da educação básica e na elaboração de materiais didáticos que levem o/a educador/a a refletir sobre suas práticas pedagógicas na preparação do/a educando/a para o exercício pleno da cidadania, considerando a pluralidade étnico-racial brasileira e atendendo aos dispositivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN, alterada pela Lei 10.639/2003, e pelo Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicorraiciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana.

OBJETIVOS
- Formar educadores e educadoras que atuam na SEDUC para Educação das Relações Étnico-raciais;
- Promover a educação continuada para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana de acordo com o que institui o artigo 26 – A da LDBN, alterado pela Lei 10.639/2003, que determina a inclusão da temática História e Cultura Afro-brasileira no currículo da Educação Básica.
A COPIR desenvolve ações em 3 níveis de formação:
- Formação Continuada em nível de Aperfeiçoamento;
- Formação Continuada em nível de Pós-Graduação;
- Formação Continuada de professores Quilombola ou que atuam em escolas de comunidades Quilombola.
Paralela às formações, desenvolve-se Ações Educativas complementares de Combate ao Racismo e a Discriminações; assessora USE's, URE's e escolas no desenvolvimento de ações voltadas para temática afro-brasileira, realiza seminários sobre Educação das Relações Étnico-raciais; Coordena o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial do Pará, adquire e produz material didático contextualizado com a temática História e Cultura Afro-brasileira e Africana, dotando as Bibliotecas Escolares de Leitura de acervo bibliográfico temático, possibilitando aos alunos, alunas , professores e professoras, o acesso a conteúdos curriculares que contribua com novos saberes sobre a participação da população negra na formação da sociedade nacional.

METAS
Buscamos como meta atingir 143 municípios, 1.017 escolas, 21822 professores (as), 53 municípios com Comunidades Remanescentes de Quilombo e 410 comunidades.

FOPEDER Pará
A COPIR também integra o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial do Estado do Pará. Ao FOPEDER compete acompanhar, propor, subsidiar, avaliar e discutir as práticas das instituições educativas na implementação da Lei nº10.639/03, que institui a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo escolar dos níveis e modalidades da Educação Básica na rede pública e privada.