Alunos (as) da EMEFM Dom Pedro II na Comunidade Quilombola de Passagem em Monte Alegre |
De 05 a 09 de novembro
aconteceu nos Municípios de Monte Alegre e Santarém, nas
comunidades de Passagem e Murumuru, respectivamente, a 2ª fase do
Projeto Educação,
Etnicidade e Desenvolvimento: Fortalecimento de Negros e Negras
Quilombolas na Educação Básica.
Nesta fase a meta do
Projeto seria envolver nas Oficinas Técnicas diretamente 50 alunos
(as) em cada Comunidade, contudo em cada Comunidade acredita-se
termos alcançado mais de 100 à 150 alunos (as) a partir do 4º ano
dos ensinos fundamental e médio.
As Oficinas de Jogos
Africanos ministradas pelo Prof. Guilherme Piedade, da EEEFM Padre
Francisco Berton, agitaram o ambiente Escolar e a Comunidade ao entorno,
contribuindo para integração entre a Escola e a Comunidade
envolvida no Projeto. "Em Monte Alegre na Comunidade Quilombola de
Passagem o interesse dos alunos foi tão grande que encerrada a
Oficina na Escola logo se formava um pequeno grupo para treinar os
jogos na casa em que eu estava hospedado", conta o Prof. Guilherme.
A dinâmica e
complexidade dos jogos africanos de tabuleiro despertaram a
curiosidade e o interesse dos alunos(as) quilombolas que por
meio da ludicidade tiveram aproximação com a cultura afro-brasileira e africana. As variações didaticamente divididas em
kalah 1, kalah 2 e oware da família mancala, yoté na versão
adaptada pelo MEC, jogo da onça de origem indígena dentre outros
foram trabalhados nas oficinas.
O jogo da onça construído com materiais reciclados |
Torneio de Mancala na EMEFM Dom Pedro II |
YOTÉ na versão do MEC |
As
oficinas atingiram o objetivo proposto pelo Projeto quanto ao
fortalecimento
curricular e elevação da auto-estima
dos alunos(as) valorizando a sua representação social enquanto
quilombola, proporcionando subsídios de reconhecimento de sua
identidade étnica, apontando para (re)construção de laços de
afetividade coletiva e cooperando para elevação do sentimento de
pertença à comunidade e de comprometimento com sua historicidade.
Para
a realização das Oficinas a Equipe Técnica da COPIR contou com o
apoio da
Gestora da 5ª URE-PA, as Secretarias Municipais de Educação dos
Municípios, responsáveis técnicas das escolas EMEFM DOM PEDRO II
e EMEFM AFRO-AMAZÔNIDAS, bem como, lideranças das Associações das
Comunidades Quilombolas de Passagem e Murumuru.
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