EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Escola estadual de Dom Eliseu desenvolve projeto da Semana da Consciência Negra

A escola estadual Luiz Gualberto Pimentel, em Dom Eliseu/PA, promoveu o projeto da Semana da Consciência Negra com o tema "Um Brasil, muitas Áfricas", nos dias 17 e 20 de novembro.
No dia 17 de novembro ocorreu a parte lúdica com show de calouro, desfile da Beleza Negra, Danças afrobrasileiras e venda de comidas afrobrasileiras. 
Já no dia 20 ocorreram seminários e formações nos três turnos. Além das esplanações dos alunos, registrou-se a presença de um engenheiro civil de origem angola que trabalha no Brasil. Ele relatou diversas questões relacionadas ao que é ser negro no Brasil e na África. A merenda escolar do turno matutino foi feijoada, nos turnos vespertino e noturno houve um banquete afro após o seminário.
Os objetivos do projeto foram alcançados. Segundo a professora Josélia dos Reis "as atividades contribuíram para o fortalecimento das discussões de uma educação antirracista, combatendo a intolerância, o preconceito, a discriminação e o racismo".
Diante do sucesso da atividade, a Copir já inseriu a escola no planejamento de 2013 para receber outros projetos que visem a disseminação do respeito à diversidade, colaborando para a formação de cidadãos críticos e aptos para atuarem na sociedade como agentes transformadores.





Nenhum comentário:

Postar um comentário