EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dia Nacional da Consciência Negra na Praça


 

  A COPIR em parceria com a APCR – Associação Paraense da Cultura Reggae - promoveu na manhã deste domingo, 25 de novembro, na Praça da República, em Belém/PA, uma programação festiva em alusão ao dia 20 de Novembro, como Dia Nacional da Consciência Negra.

Na abertura do evento o técnico da COPIR Tony Vilhena ressaltou a importância da valorização da contribuição da cultura negra nas escolas como estratégia de superação do racismo e da discriminação racial.

Os alunos da EEEFM Padre Francisco Berton, sob coordenação dos Professores Guilherme Piedade e José Eurico, durante toda manhã ensinaram aos participantes do evento algumas variações do Mancala, jogo africano atualmente jogado em toda a África, ao sul da Ásia e na maior parte da Oceania.
Equipe da COPIR

Jogos Africanos
Jogos Africanos
Marcaram também presença na programação a ACAFUM – Associação Cultural Amigos e Filhos da Umbanda que em conjunto com o GERMA – Grupo de Estudos de Religiões de Matriz Africana na Amazônia - promoveram o “Batuque na Praça” em comemoração à lei nº. 12,644 de 16 de maio de 2012 que institui o dia 15 de novembro como Dia Nacional da Umbanda, ato institucional que reconhece a liberdade de culto contra os paradigmas de intolerância religiosa.

GERMA
As apresentações culturais ficaram por conta dos Dj's Ras Margalho, Vitor Pedra, Nonato Computer, Xula Roots, o Grupo de RAP Trilha do Canal e Visão Noturna, Banda More Fyah e o Grupo Tambor de Crioula Filhos de Cururupu.
Banda More Fyah
Grupo de RAP Vida Noturna

A programação continuou as 15h no Espaço do Reggae com a promoção da Feijoada Roots.

Nenhum comentário:

Postar um comentário