Acesse a Plataforma MADAE

Acesse a Plataforma MADAE
Curso Afro-Pará

EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

sexta-feira, 8 de março de 2013

UFPA manifesta pesar pela morte de Vicente Salles

http://4.bp.blogspot.com/-W1ydah9Onxc/TtrNKL-PAAI/AAAAAAAAFh4/5YWL0oq8KzU/s400/IMG_3046.JPG
Vicente Salles junto com Mestre Jorge e o grupo Filhos de Quilombo de Moju/PA

Em nota enviada à imprensa, a Universidade Federal do Pará (UFPA) afirma que manifesta pesar pela morte, na madrugada desta quinta-feira (7) do professor Vicente Salles, doutor “Honoris Causa” desde 2011.

Na nota, a instituição reconhece que Salles contribuiu intensamente com a universidade e com a produção de conhecimento durante toda sua vida. "O pesquisador, historiador, folclorista e musicólogo é um dos mais importantes intelectuais do Século XX, da Amazônia e do Brasil, e com mais de 80 anos continuava produzindo e colaborando com diversas áreas", aponta a nota.

Além de receber o título doutor honoris causa, que é o mais alto dos graus universitários, normalmente concedido a personalidades que tenham se destacado pelo saber ou pela atuação em prol das Artes, das Ciências, da Filosofia, das Letras ou do melhor entendimento entre os povos; Vicente Salles também doou a parte de sua coleção pessoal e material utilizado em pesquisas sobre negros, cultura, artes e folclore da Amazônia ao Museu da UFPA.

ACERVO
O Acervo Vicente Salles reúne mais de quatro mil documentos e 70 mil recortes de jornais sobre temas como música, folclore, negro, artes cênicas e literatura, além de uma coleção de cartuns, fotografias de época, cordéis, peças de teatro do repertório regional e nacional, teses, folhetos e cartazes.
(DOL, com informações da UFPA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário