Inscrições e orientações para participação pelo site http://www.atrai.teo.br
 
I ENCONTRO DE TEÓLOGOS E TEÓLOGAS DA TRADIÇÃO DE MATRIZ AFRICANA
APRESENTAÇÃO
A
 Associação Nacional dos Teólogos e Teólogas da Religião de Matriz 
Africana e Indígena – ATRAI, é uma associação que tem como finalidade, 
entre outros objetivos, a congregação de adeptos/as e/ou 
vivenciadores/as estudiosos/as da teologia de matriz africana e/ou 
afrocentrada; funcionar como órgão diretivo e normativo do exercício da 
ocupação; zelar pelo cumprimento das competências, habilidades e 
atitudes da área acadêmica; servir de referência no tocante aos 
pressupostos éticos e morais da teologia de matriz africana, bem como 
estimular o estudo e produção de conhecimento que desvele de forma a 
explicitar categorias de análises e quadro de referências concernentes à
 especificidade teórica referida dentro do campo mais amplo da 
epistemologia negro-africana.
Seguindo
 o cronograma de ações da ATRAI para o ano de 2013, em cooperação com o 
Ẹgbẹ́ Ọ̀run Ayé e a ESTAF, e com o apoio da Secretaria de Saúde do 
Estado do RS – Saúde da População Negra, do Sindijus/RS, do Câmara 
Municipal de Porto Alegre, da Renafrosaúde/RS, do Ilé Àṣẹ Òrìṣà Wúre e 
do Ilé Àṣẹ Yemọjá Omi Olòdò realizaremos o 1º Encontro de Teólogos e 
Teólogas da Tradição de Matriz Africana, Afro-Umbandista e Indígena da 
Região Sul. As atividades estarão distribuídas ao longo de 24 horas 
constituindo-se em painéis temáticos. Posteriormente serão realizados 
mais 4 encontros regionais a saber: Centro-Oeste, Sudeste, Norte e 
Nordeste. Consultar o site http://www.atrai.teo.br.
OBJETIVOS DO SEMINÁRIO
a)
 Reunir vivenciadores/as das Tradições de Matriz Africana, 
Afro-Umbandista e Indígena da Região Sul do Brasil (Paraná, Santa 
Catarina e Rio Grande do Sul) interessados/as no estudo, evidenciação e 
potencialização da Teologia Afrocentrada através da produção de 
conhecimento acadêmico, trazendo à tona categorias de análises e quadro 
de referências, que efetivamente dimensionem a teologia “desde dentro” 
da cosmovisão africana com seu viés cultural/civilizatório de 
engendramento humano existencial, configurando assim o arcabouço teórico
 conceitual inerente;
b)
 Desencadear processos de sensibilização, mobilização e aglutinação de 
vivenciadores/as das Tradições de Matriz Africana, Afro-Umbandista e 
Indígena que venham a cerrar fileiras enquanto efetivamente uma 
categoria profissional de teólogos e teólogas emicamente de Tradição de 
Matriz Africana, bem como se constituir como uma área acadêmica de 
estudos, pesquisa e ensino;
c)
 Dar a conhecer estudos iniciais que se apresentam como produções 
supostamente “desde dentro” visando à conformação de uma Teologia de 
Matriz Africana, cultural e civilizatoriamente dos Inkices, Orixás, 
Voduns e Ancestrais; e/ou Afrocentrada, mediante a explicitação de 
categorias de análises e quadro de referências, ainda que introdutórios;
 apresentar uma matriz curricular mínima de formação teológica 
Afrocentrada que inicial e experimentalmente seja ofertada aos/as 
interessados/as em ingressarem nesse novo campo epistemológico e, por 
conseguinte, numa ocupação profissional, acadêmica e política mediante 
desenvolvimento de ações de assessorias, consultorias em Comunidades 
Tradicionais de Matriz Africana, na luta qualificada contra a 
intolerância religiosa, bem como na docência da educação
 comunitária com infância e juventude de e em comunidades-terreiros 
(as);
d)
 Criar a rede de Teólogas e Teólogos da Tradição de Matriz Africana, 
Afro-Umbandista e Indígena da região Sul, bem como organizar e ofertar 
curso inicialmente livre de Teologia Afrocentrada das Culturas Negras; 
colher apontamentos iniciais para a configuração de uma deontologia do 
exercício da ocupação de Teólogo e Teóloga da Tradição de Matriz 
Africana Afrocentrada.
DATA E HORÁRIO
O 1º Encontro de Teólogos e Teólogas da Tradição de Matriz Africana, Afro-Umbandista e Indígena da Região Sul
 realizar-se-á no mês de março de 2013, na manhã e tarde dos dias 29 e 
30, e manhã do dia 31 que será num terreiro a ser divulgado durante o 
encontro.
PROGRAMAÇÃO
Programação dia 29
9h – Acolhimento
9h15min – Abertura 
Diretoria ATRAI e ESTAF
Diretoria Ẹgbẹ́ Ọ̀run Ayé
Representante da Secretaria de Saúde – Saúde da População Negra
Representante do Sindijus/RS
Representante da Câmara Municipal de Porto Alegre
Coordenador da Renafrosaúde/RS
Atividade Cultural
9h30min – Toque de Batuque aos Òrìṣà com Alagbè Rodrigo Ona Abiyaxé
Tema 1: Teologia afrocentrada
Painel 1
9h45min – Teologia não é uma teleologia judaico-cristã
Olorodè Ògyán kalafò (Jayro Pereira de Jesus)
10h30min – Debate
Mediador: Autoridade Civilizatória de Matriz Africana Bàbá Diba de Yemọjá – Renafro/RS
Painel 2
10h50min – Teólogo afrocentrado: identidade, perspectivas e ocupação profissional (CBO)
Olorodè Ògyán kalafò (Jayro Pereira de Jesus) e Autoridade Civilizatória de Matriz Africana Bàbá Adégbọ̀hun Ifáyọmi (Hendrix A.A. Silveira)
11h35min – Debate
Mediadora: Autoridade Civilizatória de Matriz Africana Bàbá Diba de Yemọjá – Renafro/RS
12h – Almoço
Tema 2: Teologia afrocentrada dos e nos terreiros/as
Painel 3
14h – Teologia do/a terreiro/a: paradigmas civilizatórios africanos
Ìyàwó Ọbà Oloriọba (Míriam Cristiane Alves)
14h45min – Debate
Mediador: Autoridade Civilizatória de Matriz Africana Bàbá Adégbọ̀hun Ifáyọmi (Hendrix A.A. Silveira) – Ẹgbẹ́ Ọ̀run Ayé
Painel 4
15h – Formação teológica afrocentrada nos terreiros
Olorodè Ògyán kalafò (Jayro Pereira de Jesus)
15h45min – Debate
Mediador: Autoridade Civilizatória de Matriz Africana Bàbá Adégbọ̀hun Ifáyọmi (Hendrix A.A. Silveira) – Ẹgbẹ́ Ọ̀run Ayé
16h – Café
Conferência
16h30min – Desafios,
 demandas e tarefas contemporâneas da Tradição de Matriz Africana: 
Abordagens conceituais, políticas e da esfera pública
Autoridade Civilizatória de Matriz Africana Bàbá Ọyatundè (Júlio Santana Braga)
17h30min – Debate
Mediador: Ìyàwó Ọbà Oloriọba (Míriam Cristiane Alves) – Secretaria de Saúde
18h – Encerramento do dia
Programação dia 30 (sala 301)
9h – Acolhimento
Atividade Cultural
9h30min – Toque de Candomblé aos Òrìṣà com Alagbè
Tema 3: Teologia afrocentrada e educação
Painel 5
9h45min – Cosmovisão africana e espaço escolar
Profª Letícia Guimarães Araújo
10h30min – Debate
Mediador: Carlos Hoffmann – Ẹgbẹ́ Ọ̀run Ayé
Painel 6
10h50min – Educação Afrocentrada e seus pressupostos teórico-metodológicos: uma abordagem introdutória
Olorodè Ògyán kalafò (Jayro Pereira de Jesus)
11h35min – Debate
Mediador: Carlos Hoffmann – Ẹgbẹ́ Ọ̀run Ayé
12h – Almoço
Tema 4: Categorias de análise e quadros de referência
Painel 7
14h – Exunêutica: construindo paradigmas para uma interpretação afro-religiosa
Autoridade Civilizatória de Matriz Africana Bàbá Adégbọ̀hun Ifáyọmi (Hendrix A.A. Silveira)
14h45min – Debate
Mediador: Ẹ̀gbọ́nmí Èṣù Olúmidè (Luiz Alberto
 Diaz) – ESTAF
Painel 8
15h – Categorias de análise e quadros de referência para uma teologia afrocentrada
Olorodè Ògyán kalafò (Jayro Pereira de Jesus) e Autoridade Civilizatória de Matriz Africana Bàbá Adégbọ̀hun Ifáyọmi (Hendrix A.A. Silveira)
15h45min – Debate
Mediador: Ẹ̀gbọ́nmí Èṣù Olúmidè (Luiz Alberto
 Diaz) – ESTAF
16h – Café
Conferência
16h30min – Entre saberes e tradições: as contribuições das filosofias africanas
Autoridade Civilizatória de Matriz Africana Tata Nkosi Nambá (Wanderson Flor do Nascimento)
17h30min – Debate
Mediador: Olorodè Ògyán kalafò (Jayro Pereira de Jesus) – ATRAI
18h – Encerramento do dia
Programação dia 31 (Será realizado numa comunidade de terreiro que será divulgado durante o encontro)
9h – Acolhimento
Mesa redonda
9h30min – Avaliação, deliberações e encaminhamentos finais
11h30min – Entrega dos certificados
12h – Encerramento
SOBRE OS PALESTRANTES
Bàbá Adégbọ̀hun Ifáyọmi (Hendrix A.A. Silveira) – Autoridade civilizatória de matriz africana, Bàbálórìṣà do Ilé Àṣẹ Òrìṣà Wúre, possui graduação em História, Licenciatura Plena, pela Faculdade Porto-Alegrense (2012), é
 pós-graduando em Ciências da Religião pela Universidade Cândido Mendes e mestrando
 em Teologia, área de concentração Teologia e História, pelas Faculdades
 EST. Bolsista CAPES, atualmente é Coordenador Geral Nacional do Ẹgbẹ́ 
Ọ̀run Ayé, Diretor de ensino, pesquisa e pós-graduação e docente 
voluntário da ESTAF. Tem experiência na área de História, Ciências da 
Religião e Teologia, com ênfase em Religião Afro-Brasileira, atuando 
principalmente nos seguintes temas: História, História do Brasil, 
História das Religiões, Ciências das Religiões, Ensino Religioso, 
religião afro-brasileira, Batuque, negro, teologia e filosofia africana e
 afro-brasileira e educação anti-racista.
Bàbá Júlio Santana Braga – Autoridade Civilizatória de Matriz Africana, Sacerdote
 Mogbá Sàngó, Bàbálórìṣà do Ilé Àṣẹ Ọya, possui graduação em Filosofia 
pela Universidade Federal da Bahia (1967), mestrado em Ciências Sociais 
pela Universidade Federal da Bahia (1975), doutorado em Antropologia 
pela Université Nationale de Zaire (1977), pós-doutorado pela Université
 Des Sciences de Strasbourg (1986) e pós-doutorado pela Boston 
University (1986). Atualmente é Professor Adjunto/Depto. de Filosofia e 
Ciências Humanas da Universidade Estadual de Feira de Santana, Membro de
 corpo editorial da Afro-Asia (UFBA) e Membro de corpo editorial da 
Estudos Afro-Asiáticos (UCAM. Impresso). Tem experiência na área de 
Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações
 Afro-Brasileiras.
Olorodè Ògyán kalafò (Jayro Pereira de Jesus) – Ọmọ̀rìṣà de Òṣàgìyán, é Bacharel
 em Teologia pela PUC-PR (2006), Licenciatura em Ciências Religiosas 
pela PUC-PR (2000),
 aperfeiçoamento em Culturas Africanas e Relações Inter-Étnicas na 
Educação Brasileira pelo Centro de Tradições Religiosas da Humanidade 
das Faculdades Integradas Espírita (2000), concluiu disciplinas do curso
 de Mestrado Profissional em Teologia: Educação Comunitária com Infância
 e Juventude pela Faculdades EST (2007). Atualmente é Diretor Geral da 
Escola de Filosofia e Teologia Afrocentrada (ESTAF), docente do curso 
livre Básico de Teologia da Religião de Matriz Africana e 
Afro-Umbandista. Presidente da Associação Nacional de Teólogos e 
Teólogas da Religião de Matriz Africana, Afro-Umbandista e Indígena 
(ATRAI) e Fellow da Ashoka (1988) selecionado de acordo com critérios 
que envolvem perfil de empreendedor, inovador, criatividade e fibra 
ética em sua relação com as comunidades em que trabalha e as demais 
redes de relacionamento. Tem experiência na área de Educação 
Afroteológica e Educação Comunitária com Infância e
 Juventude de e em Comunidades-Terreiros/as, em Educação das Relações 
Étnico-raciais concernente às Leis 10.639/03 e 11.645/08.
Letícia Guimarães Araújo
 – Umbandista, possui graduação em História, Licenciatura Plena, pela 
FAPA (2008), especialização em História Africana e Afro-Brasileira pela 
mesma instituição (2011) e mestranda em Teologia, área de concentração 
Religião e Educação pelas Faculdades EST. Bolsista da CAPES, atualmente é
 professora da Rede Estadual de Educação lecionando História e Ensino 
Religioso.
Tata Nkosi Nambá
 (Wanderson Flor do Nascimento) – Graduado em filosofia, especialista 
sobre o ensino de filosofia, mestre em filosofia e doutor em bioética 
pela UnB. É professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UnB, do 
Programa de Pós-graduação em Bioética e pesquisador do Grupo de Pesquisa
 Educação e Políticas Públicas: Gênero, Raça e Juventude - GERAJU 
(FE-UnB/CNPq). Desenvolve pesquisas nas áreas da Ética, Filosofia 
Política, Ensino de Filosofia (e outras interfaces entre a filosofia e a
 educação) e bases conceituais da Bioética. Também pesquisa questões de 
subjetividade/subjetivação com o aporte das teorias de gênero, dos 
feminismos, da psicanálise e do instrumental analítico produzido por 
Michel Foucault. Investiga relações étnico-raciais, saúde da população 
negra, religiosidades e diversidades de gênero e de
 orientação sexual, direitos humanos, estudos sobre a colonialidade e 
suas repercussões na educação (sobretudo, no que diz respeito à formação
 docente) e na Bioética.
Ìyàwó Ọbà Oloriọba
 (Míriam Cristiane Alves) – Ọmọ̀rìṣà do Ilé Àṣẹ Yemọjá Omi Olodò, possui
 graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do
 Sul – UFRGS (2000), Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva pela 
Escola de Saúde Pública / RS – ESP/RS, mestrado em Psicologia Social 
pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS 
(2005) e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade 
Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2012). Tem experiência na área de
 Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos
 seguintes temas: pensamento sistêmico complexo, psicologia dos grupos, 
psicologia comunitária, saúde pública, saúde mental coletiva, 
comunidades tradicionais de terreiros.
Inscrições e orientações para participação pelo site http://www.atrai.teo.br
 
 

 
 
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