Escolas dos municípios de Soure e Salvaterra em caminhada contra o racismo no Marajó |
Encerra
neste 15 de março o prazo para que as escolas públicas estaduais do
Pará apresentem seus projetos e ações de valorização da
diversidade étnico-racial como uma estratégia pedagógica de
combate ao racismo no ambiente escolar.
A
Seduc, através de sua Coordenadoria de Educação para a Promoção
da Igualdade Racial – Copir, visa articular a implementação da
Lei 10.639, aprovada a dez anos atrás e que institui obrigatoriedade
do ensino sobre História e Cultura Africanas e Afro-Brasileiras. Com
esta medida, reconhece-se que, além de garantir vagas para negros
nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e
cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há cinco
séculos, à sua identidade e a seus direitos.
A
relevância do estudo de temas decorrentes das produções
socio-históricas afro-brasileiras e africanas não se restringe à
população negra, ao contrário, diz respeito a todos os
brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes
no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de
construir uma nação democrática.
Para
saber mais desta mobilização é só acessar o blog
www.copirseduc.blogspot.com.
Para saber mais clique aqui
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