EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 5 de março de 2013

Evento nacional discute Políticas Educacionais e Currículo

Estão abertas as inscrições para o XI Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará. O evento ocorrerá de 12 a 14 de março, no Auditório do Setor Profissional, Campus Guamá. O prazo para inscrições com apresentação de trabalhos será até esta terça-feira,  5, por meio do endereço eletrônico rakelamorim@yahoo.com.br. Já os que irão participar apenas como ouvintes terão um prazo maior, até o dia 10.

Mais informações no site do projeto.


Reflexão - O seminário nacional acontece anualmente e, em 2013, traz como tema “Os fundamentos epistemológicos e políticos da produção do conhecimento em educação", que pretende fomentar uma reflexão crítica e sistemática sobre a produção acadêmica no contexto educacional brasileiro, assim contribuindo para o seu desenvolvimento por meio do aprofundamento de estudos e pesquisas e da produção de teorias educacionais.
A programação do evento oferece conferências com convidados renomados e intelectuais no campo da educação, no Brasil e no exterior, como é o caso de Antônio Joaquim Severino, professor da Universidade de São Paulo, o qual fará a conferência de abertura, sob a coordenação do professor doutor Paulo Sérgio de Almeida Corrêa da UFPA.

Temáticas - No transcurso de três dias, serão desenvolvidos reflexões e debates em torno dos seguintes temas: os fundamentos epistemológicos e políticos da produção do conhecimento em educação; as políticas educacionais na atualidade e suas implicações na produção científica na pós-graduação; questões epistêmico-metodológicas e axiológicas nas pesquisas sobre currículo e história da educação; teorias da cultura e teorias da educação: articulações possíveis e Pesquisa em Educação na Amazônia brasileira: temas, problemas, tendências e perspectivas no século XXI.
Serão socializadas diversas pesquisas no campo da educação, cultura e sociedade. Haverá, ainda, discussões sobre educação no âmbito curricular, epistemológico e histórico, com ênfase em políticas públicas educacionais.
O Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências da Educação da UFPA, além de formar professores/pesquisadores, busca incorporar à sua prática curricular pesquisas que atendam à realidade regional, abordando temáticas político-econômicas, socioculturais e suas relações com a educação. Para isso, o XI Seminário Nacional de Políticas Educacionais promove a integração entre pesquisadores consolidados, alunos da iniciação científica, alunos da pós-graduação, professores, gestores da rede pública e movimentos sociais que debatem temas de interesse dos vários seguimentos da sociedade brasileira, contribuindo, assim, para a evolução dela e dos próprios alunos do curso. Mais informações no site do projeto.

Texto e arte: Divulgação / evento
Foto: Karol Khaled

Nenhum comentário:

Postar um comentário