EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Escola Virgílio Libonati celebra consciência negra

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, foi marcado por atividades na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Virgílio Libonati, que fica ao lado da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), na Av. Perimetral, bairro Terra Firme, em Belém do Pará.
Houve exposição de cartazes e apresentações dos estudantes lembrando nomes de personalidades negras e histórias das contribuições que as populações negras deram e dão ao Brasil. A programação contou com a exposição da professora Giovana dos Anjos Ferreira sobre gênero e raça, contextualizando a luta do movimento negro contra o racismo e a importância da organização das mulheres a partir de sua pauta específica por igualdade. Já o sociólogo Tony Vilhena, da Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Educação (Copir/Seduc), abordou aspectos conceituais do racismo e a importância da educação para o enfrentamento e superação de todas as formas de preconceitos e discriminações, sejam raciais, de gênero, orientação sexual, religioso, entre outras.

A direção e coordenação pedagógica da escola finalizaram o evento demonstrando o compromisso da escola com a educação para a diversidade etnicorracial, prometendo novas ações sobre esta temática.





Texto: Tony Vilhena para Copir

Nenhum comentário:

Postar um comentário