EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Escola Dr. Freitas garante extensa programação no Mês da Consciência Negra

Professora Vânia Ramos discursa numa das atividades do Mês da Consciência Negra na Escola Dr. Freitas
Foto de Aurelia Regina Vasco / Facebook
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Freitas, localizada no bairro do Umarizal, em Belém do Pará, realizou uma série de ações durante a Semana da Consciência Negra. A Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Educação (Copir/Seduc) foi representada pelo sociólogo Tony Vilhena na ação desenvolvida no dia 22 de novembro, no auditório do Teatro Cláudio Barradas (UFPA), que apresentou projetos educativos de combate ao racismo e diversas maneiras de reagir e denunciar atitudes discriminatórias.
Na oportunidade, estudantes e professores/as realizaram uma roda de conversa sobre a importância de se celebrar a “consciência negra” e de conhecer o projeto “Quilombo: memória e vida”, apresentado pelo professor Walter F. Anjos Jr., que pretende levar os/as alunos/as do ensino médio para visitas monitoradas em comunidades quilombolas para “troca” de saberes.
A professora Joana Carmem abordou o problema do racismo presente na sociedade brasileira a importância das políticas de ações afirmativas, especialmente as cotas etnicorraciais nos vestibulares.

A coordenação dos trabalhos foi da professora de arte Vânia Ramos, que também desenvolve até o dia 28 de novembro, junto com seus/suas alunos/as a exposição “Negra Raça”, no espaço cultural do Sesc Doca.

Texto; Tony Vilhena para Copir

Nenhum comentário:

Postar um comentário