Acesse a Plataforma MADAE

Acesse a Plataforma MADAE
Curso Afro-Pará

EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Alunos participam de rodada de contação de histórias africanas

Foto DestaqueNa sexta-feira, 21, no Cine Libero Luxardo, alunos da Escola Estadual Barão do Rio Branco participaram de uma rodada de contação de histórias africanas, a qual faz parte da programação da semana de conscientização sobre o do Dia Nacional da Conciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro. O evento foi promovido pela Secrataria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (Copir), em parceria com o Instituto Nangetu.

As histórias foram contadas por atores do Instituto Nangetu, com dramatização e encenação. A Ação faz parte do programa Mídias Educativas para a implementação da lei n° 10. 639/03, que estabele as diretrizes para o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira nas escolas de educação básica do país. Dentro do programa se destacam dois projetos: Teatro de Lendas Afro-Amazônicas nas Escolas e Mitologias Afro-Amazônicas em Formas Animadas.

“É muito interessante ver as ciranças tendo acesso a esse tipo de informação, ter esse referencial dentro das escolas e levar um pouco de nossas tradições e lendas para esses alunos”, afirmou Carlos Vera Cruz, ator e integrante do Instituto Nangetu.

Segundo Maria Helena Alves, especialista em educação da Copir, essas programações são importantíssimas para enriquecer o conhecimento de crianças e adolescentes sobre a cultura Africana e Afro-Brasileira. “Isso ajuda os alunos a conhecerem a diversidade cultural e religiosa que o Brasil possui e como a nossa cultura é influenciada por esses povos. Temos que levar essas discussões para dentro de sala de aula e fazer com que os estudantes fiquem mais interados a respeito desses assuntos”, destacou a técnica.


Texto: Eliane Cardoso
Foto: Advaldo Nobre
Fonte: Site da Seduc
 
Foto DestaqueFoto DestaqueFoto DestaqueFoto DestaqueFoto Destaque

Nenhum comentário:

Postar um comentário