EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Escola Tenente Rêgo Barros desenvolve ações no dia da Consciência Negra



O 20 de novembro de 2014 foi um dia especial na Escola Ten. Rêgo Barros, ligada ao Primeiro Comando Aéreo Regional da Força Aérea Brasileira (I COMAR/FAB). Pois contou com uma programação alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra que movimentou toda a escola, tendo como tema "Minha escola contra o racismo". O evento aconteceu no Cine Teatro Brigadeiro Camarão, com presença de mais de 800 pessoas, entre estudantes, professores/as, gestores/as e colaboradores/as da escola.
Foram exibidos clipes musicais e documentários relativos à temática, além de exposição de cartazes contra o racismo. A diretora Yara Marques e o professor Jorge França compuseram a mesa redonda que debateu sobre a importância da educação para a o enfrentamento e superação do racismo.
Também foram ministradas palestras por Byany Sanches (coordenadora Estadual de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos - CEPPIR/SEJUDH), Joyce Lima (militante da Associação de Consciência Negra Quilombo - ASCONQ) e Tony Vilhena (sociólogo da Coordenadoria de Educação para a Promoção da igualdade Racial da Secretaria de Estado de Educação - COPIR/SEDUC). A atração cultural foi a apresentação de hip-hop do Mc Alan Pelé, que cativou os presentes com seu e suas letras que versam sobre diversos assuntos da realidade brasileira.
Mc Alan Pelé
Segundo a professora Giovana dos Anjos, que coordenou o evento, a ação faz parte do projeto  "Semana da Consciência Negra: Minha Escola Contra o Racismo!". Conforme a professora Giovana dos Anjos "o objetivo é de conversar sobre as questões relacionadas à valorização das contribuições das populações negras para a formação social brasileira, possibilitando uma reflexão da prática pedagógica frente à diversidade étnico-racial que gere respeito às diferenças no ambiente escolar". 

O projeto da escola Rêgo Barros informa que "o Dia Nacional da Consciência Negra: 20 de Novembro faz parte do calendário escolar, conforme a Lei 10.639/2003, que acrescentou à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – Lei 9.394/1996) dois artigos: 26-A e 79-B. O primeiro estabelece o ensino sobre cultura e história afro-brasileiras e especifica que o ensino deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. O segundo artigo é que institui no calendário escolar o 20 de Novembro como Dia Nacional da Consciência Negra".
Alan Pelé, Tony Vilhena, Giovana dos Anjos, Byany Sanches e Joyce Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário