EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Programação cultural vai lembrar o Dia da Consciência Negra

Programação Cultural na Pça da República

Uma programação cultural em alusão ao dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, será promovida, neste domingo, 24, às 9 horas, na Praça da República, pela Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Estão sendo convidadas a participar do evento as escolas públicas e privadas de Belém, alunos, professores, gestores, técnicos e a sociedade civil. O objetivo é refletir sobre a historicidade do povo negro e sua influência em várias esferas sociais.

A Semana da Consciência Negra deste ano tem como tema “Consciência Negra: amplie a sua” e o dia de programação cultural tem o objetivo de disseminar valores étnico-raciais no âmbito das escolas estaduais e na sociedade como um todo, fortalecendo a educação de alunos e alunas nas escolas públicas do Pará para uma educação de qualidade. A iniciativa atende aos objetivos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que trata sobre o ensino de História e Cultura Africana e Afro Brasileira no ensino público.

A Coordenadoria de Educação da Seduc realizará, durante o evento, várias programações lúdico-pedagógicas com o desenvolvimento de oficinas de arte, de jogos africanos, apresentações de grupos de dança e de grupos folclóricos. A ação acontece em parceria com a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa) Universidade Federal do Pará e Tacape Reggae. Está prevista a participação da banda de percussão musical Axé Dudu e do Grupo de Expressões Folclóricas “O Uirapuru”, do Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP).


Texto: Eliane Cardoso
Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário