EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 16 de julho de 2013

Sejudh define ações para conclusão do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos



Com objetivo de retomar os trabalhos do Comitê Estadual de Educaçãoem Direitos Humanos(CEEDH), foi realizada reunião no dia 27.06 na sede da Secretaria de Justiça de Direitos Humanos (Sejudh) em que foram definidas as ações necessárias e seus responsáveis para concluir o Plano Estadual de Educaçãoem Direitos Humanos(PEEDH).


O Comitê dirigido pela Coordenação de Pesquisa, Educação e Formaçãoem Direitos Humanos(COEDH) vinculada à Sejudh, conta com a participação de representantes de órgãos públicos, entidades e sociedade civil como: Grupo Homossexual do Pará, Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), Pastoral da Criança, Secretaria de Cultura (Secult), Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Comissão de Justiça e Paz da CNBB Norte 2, Fórum Paraense de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (FPSAN), Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup), Secretaria de Estado Emprego e Renda (Seter) e Universidade Federal do Pará (Ufpa).

Na reunião, o coordenador do Coedh, Alfredo Figueiredo Jr, sugeriu que a partir dessa primeira etapa, as reuniões do comitê fossem itinerantes, havendo disponibilidade de ser realizadas em cada instituição. Falou da importância do Comitê para deliberar as atividades necessárias à conclusão do PEEDH, focando três pontos.

O primeiro com a atualização do cronograma do plano de trabalho. O segundo propondo uma previsão orçamentária para cada ação, sempre mostrando valores que se aproximem com a realidade, bem como, especificando a origem dos recursos. E o terceiro com a construção do eixo educação e mídia, fundamentando ações com os meios de comunicação.

Apresentaram-se integrantes para compor uma Comissão Temática Temporária, com o objetivo de entregar ao plenário do Comitê o Plano Estadual de Educaçãoem Direitos Humanos, já com o Eixo Educação e Mídia e todos os outros atualizados, com respectivas ações orçadas, num prazo de 60 dias. Todos os membros do Comitê vão colaborar com a Comissão, como puderem.

Está prevista para o final de agosto outra reunião do Comitê para aprovar em definitivo o Plano Estadual de Educaçãoem Direitos Humanos. Osnomes indicados foram: Rosa Barbosa (Pastoral), Flávia (SDDH), Fátima (SEDUC), Kátia (SEEL), Ana Elisabeth (SECULT), Rosa Ibiapina (SETER), Alfredo (SEJUDH), Eli (SEGUP),  e Ivon Cardoso (GHP), sendo que estes três últimos se responsabilizaram em proceder à construção do eixo Mídia. Os demais prosseguem nas tarefas de atualização e previsões orçamentárias.


Texto: Eliana Souza
(SEJUDH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário