EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 16 de julho de 2013

— MOSTRA PARÁ • CINEMA (Salvaterra • Belém) —



Cinema é diversão garantida sempre. A sessão em Salvaterra exibiu “Cultura Animação” (14’09”) na íntegra, trazendo filmes produzidos por meio do Edital Cultura Animação 2013, projeto realizado em parceria pela Funtelpa e IAP.
Exibido pela primeira vez em Salvaterra, onde nasceu Damasceno, tema do filme “Mestre Damasceno - O resplendor da Resistência Marajoara”, dirigido por Guto Nunes.
O filme conta, em 30 minutos, a história de Damasceno Gregório dos Santos, afroindígena, cego, criador do búfalo-bumbá e mestre da cultura popular marajoara.
§
Mulheres - Documentário Musical", de Márcia Freitas, também está na mostra. Parte do filme foi feita em 2005, durante um grande show com as principais cantoras da música paraense. Sete anos depois, músicos, compositores, poetas e produtores, juntamente com essas cantoras dão seus depoimentos sobre o show e a cena da música paraense.
Para enriquecer ainda mais, no documentário temos a participação das intérpretes de percurso e talento como Andréa Pinheiro, Lia Sophia, Simone Almeida, Lucinha Bastos entre outras.
§
Na capital, a Mostra Pará começa a programação com “O Forasteiro”, uma ficção de Katiuscia de Sá (Belém), que retrata no filme uma lenda urbana. Um rapaz de outra cidade chega a Belém em busca de emprego e de um imóvel para morar, ele aluga um palacete onde coisas estranhas acontecem.
Será também mais uma oportunidade para ver “Salvaterra - Terra de Negro”, documentário de Priscilla Brasil.
O filme mostra o dia-a-dia das comunidades negras de Salvaterra, os conflitos de terra, a expectativa da demarcação, as ameaças dos fazendeiros e a luta para manter a cultura viva, representada de uma forma poética neste documentário.
Fonte e mais detalhes:

Holofote Virtual



Dia 13 de julho, às 18h • Praça da Matriz
Dia 16 de julho, às 19h • Cine Líbero Luxardo
(Av. Gentil Bittencourt, 650, térreo - Centur)
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário