EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quinta-feira, 18 de julho de 2013

— HISTÓRIA DA ARTE —


IAP e o Instituto Itaú Cultural realizam curso de História da Arte
Nos próximos dias 8, 9 e 10 de agosto, o Instituto de Artes do Pará em parceria com o Itaú Cultural, realiza o curso “História da Arte – da Moderna à Contemporânea”, de forma gratuita. A atividade faz parte do programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais 2011/2013, que está percorrendo 9 (nove) cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste do país, promovendo cursos com especialistas da área.

A iniciativa é para aprimorar os conhecimentos dos profissionais de todas os segmentos artísticos e amplia a parceria que o IAP vem concretizando com Instituto Itaú Cultural. São três diferentes ministrantes para abranger as necessidades do curso que será realizando de forma intensiva durante três dias consecutivos.

O curso – Promovido como um dos desdobramentos do programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultura, o Curso História da Arte tem duração de 3 dias em cada cidade e está estruturado, em módulos, levando em consideração os principais eventos e movimentos artísticos do modernismo até a contemporaneidade. Cada dia o curso corresponderá a um módulo, a saber:

. quinta 8 agosto: módulo I - Década de 1980 até a atualidade, com Milton Machado
. sexta 9 agosto: módulo II - Década de 1950 a 1970, com Felipe Scovino
- sábado 10 agosto: módulo III - Década de 1920 a 1940, com Paulo Miyada

Sobre os ministrantes:

Felipe Scovino, professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi curador das exposições Décio Vieira: investigações geométricas (Centro Universitário Maria Antonia, São Paulo, 2010), O lugar da linha (Paço das Artes, São Paulo e MAC, Niterói, 2010), Lygia Clark: uma retrospectiva (Itaú Cultural, São Paulo, 2012) ao lado de Paulo Sergio Duarte, entre outros. É um dos curadores do Rumos Artes Visuais 2011-13. É organizador dos livros: Arquivo Contemporâneo (7Letras, 2009), Cildo Meireles (Azougue Editorial, 2009) e Carlos Zilio (Museu de Arte Contemporânea de Niterói, 2010). Também é curador, ao lado de Pieter Tjabbes, da retrospectiva de Abraham Palatnik para o CCBB de Brasília.
Milton Machado, artista plástico, escritor e pesquisador. Arquiteto formado pela FAU-UFRJ (1970), Mestre em Planejamento Urbano pelo IPPUR-UFRJ (1985) e PhD em Artes Visuais pelo Goldsmiths College University of London (2000). É Professor Associado do Departamento de História e Teoria da Arte e do PPGAV-Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Escola de Belas Artes EBA/UFRJ. Desde 1970, realizou inúmeras exposições individuais e participou de coletivas, no Brasil e no exterior. Tem textos publicados em meios impressos e digitais. É pesquisador do CNPq.
Paulo Miyada, arquiteto e urbanista pela FAU-USP, onde cursa seu mestrado com orientação do Prof. Dr. Agnaldo Farias, na área de História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo. Atualmente coordena o Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake. Trabalhou como assistente de curadoria da 29º Bienal Internacional de São Paulo e, como curador, nas exposições coletivas "Em Direto" (Nov 2011) e "É Preciso Confrontar as Imagens Vagas com os Gestos Claros" (Set 2012), ambas na Oficina Cultural Oswald de Andrade em SP, além de exposições que incluem a seção brasileira de "Beuys e bem além – Ensinar como Arte" (com Agnaldo Farias, no Instituto Tomie Ohtake, 2011), "Exposição" de Theo Craveiro (Galeria Mendes Wood, 2012) entre outras. Colaborou com o livro "Logo depois da vírgula - Livro de Geo-Grafia", de Mattia Denisse (Portugal, 2011) e publicou ensaio crítico na revista Elástica n.2 (2012). Ministra cursos livres no Instituto Tomie Ohtake desde 2011 e apresentou uma série de aulas de história da arte no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, em 2012.
IAP - Instituto de Artes do Pará
Praça Justo Chermont, 235 -Nazaré
(ao lado da Basílica)
De 08 a 10 de agosto
Telefone 91 4006.2918
E-mail comunicacao@iap.pa.gov.br
Website www.iap.pa.gov.br
– Inscrições Grátis –

Nenhum comentário:

Postar um comentário