EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento

[abdias.jpg]Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento receberá até 19 de agosto inscrições de reportagens que abordem o tema da igualdade racial no Brasil. As matérias devem ter sido publicadas entre 1º de janeiro de 2009 e 30 de abril de 2011. Trabalhos fotográficos exibidos no período também são aceitos. Todas as informações estão disponíveis no site www.premioabdiasnascimento.org.br
Jornalistas de todo o Brasil podem participar. Os candidatos podem concorrer em seis categorias (Mídia Impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa ou Comunitária e Fotografia) e mais a categoria especial de gênero Jornalista Antonieta de Barros.
Lançado em maio pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, o prêmio distribuirá R$ 35 mil em sete categorias para valorizar as coberturas jornalísticas que desenvolvam pautas sobre desigualdades, relações raciais, populações ou comunidades tradicionais, saúde da população negra, juventude negra, intolerância religiosa, discriminação racial, dentre outras temáticas.
O concurso homenageia o ativista dos direitos humanos e ex-Senador, Abdias Nascimento, falecido recentemente aos 97 anos. Abdias atuou como jornalista e foi um incansável orador pela defesa dos direitos civis dos negros no Brasil. “Ele denunciava a farsa da democracia racial, dava exemplos chocantes, mostrando que para a comunidade negra a realidade era sempre muito pior”, conta a jornalista Mirna Grzich, que acompanhou sua trajetória ao longo da década de 1970.
O Prêmio Jornalista Abdias Nascimento é uma iniciativa da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), vinculada Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ). E conta com o apoio da Oi, da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Centro de Informações das Nações Unidas (ONU), do Cultne (Acervo Digital de Cultura Negra) e do Ipeafro. O patrocínio é da Fundação Ford e Fundação W. K. Kellogg.
A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis em www.premioabdiasnascimento.org.br .
Acompanhe o prêmio nas redes sociais:
Orkut http://www.orkut.com.br/Main#Home

Nenhum comentário:

Postar um comentário