EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Brasil e África: encontros e experiências

Meu grito de revolta ecoou pelos vales da Terra,
Atravessou os mares e os oceanos...
Não respeitou fronteiras
E fez vibrar meu peito...
Amilcar Cabral


Prof. Elzeman foi "abraçado" pela África

Como o grito descrito acima na poesia de Amilcar Cabral, escritor e articulista político das lutas anti-coloniais de Guiné-Bissau, Cabo Verde e Angola, as histórias entre o Brasil e o continente africano estão vindo à tona nestes encontros do Projeto Afro-Pará, ação da Seduc que proporciona formação continuada em "educação para as relações étnico-raciais e o ensino da história da África" para 360 educadores/as, em seis municípios paraenses (Afuá, Almerim, Chaves, Itaituba, Novo Progresso e Prainha).
Neste projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial - Copir, abre-se espaço para as experiências de técnicos e professores em relação ao que sabem sobre o continente africano. Em Afuá, chamou atenção o relato do professor Elzeman Oliveira, que leciona química na Escola Estadual de Ensino Médio Leopoldina Guerreiro.
Pois, no período de dezembro de 1978 a julho de 1979, o professor paraense Elzeman atuou na qualidade de voluntário contratado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD - no Liceu Nacional Kwame N'Krumah, em Bissau, capital da República da Guiné-Bissau.
Ele contou como acompanhou e buscou contribuir no processo de organização social do país africano que se auto-proclamou independente de Portugal em 24 de setembro de 1973. Entre vários aprendizados, Elzeman destaca que a delegação brasileira estranhou em Guiné-Bissau que os homens, até mesmo os militares fardados, andavam de braços dados. Ao perguntar o porquê disso, a população local respondeu que aquilo sinalizava que um era capaz de morrer pela vida do outro. "Aprendi, assim, algo mais sobre amizade verdadeira", conclui.
Professores "Baiano" e Alzeman
entre crianças da etnia bijagós
Professores brasileiros na Embaixada do Brasil
 em Guiné-Bissau













VEJA NO BLOG DA COPIR A EXPOSIÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário