EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Exposição no ‘‘Ano do Afrodescendente’’

 


O trabalho de Hilton Pereira da Silva se alia a outros eventos sobre o mesmo tema

O ano de 2011 é o Ano Internacional dos Afrodescendentes. Em consequência disso, a Secretaria de Estado de Educação, promove através da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Copir), diversas ações de difusão e valorização das matrizes africanas em nossa sociedade. Uma delas é a exposição ‘’África: Olhares Curiosos’’ do fotógrafo e antropólogo Hilton Pereira Silva, aliada a palestras, desfiles, seminários e oficinas, que devem envolver estudantes a artistas paraenses, haverá também uma exposição virtual como forma de ampliação da comunicação do evento.
A exposição nos alerta para o fato de que pouco conhecemos da África e dos africanos, assim como pouco sabemos sobre nossas histórias comuns e sobre os negros brasileiros. E a proposta é despertar na população em geral e também nos estudantes da rede pública um novo olhar focado na diversidade e no respeito, valorizando as diferenças e dando a exata percepção de toda a riqueza de nossa herança cultural.
O projeto desenvolve uma intensa ação educativa, so em Belém haverão quatro oficinas temáticas que atenderão 100 jovens de escolas pública que terão a oportunidade de uma maior aproximação com a África, desmistificando várias idéias preconceituosas que existem sobre a África e apresentando um país com cultura e historia riquíssima que se soma positivamente à cultura brasileira.
Além disso, a exposição ‘’Àfrica: Olhares Curiosos’’ tem sua versão virtual e está no blog da Copir desde 23 de agosto e também no site da Secretaria de Educação, nos seguintes endereços: www.copirseduc.blogspot.com e www.seduc.pa.gov.br. A exposição permanece até 10 de setembro.

Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário