EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Afro-Pará, ação da Seduc para formação em história e cultura africana e afro-brasileira


A Organização das Nações Unidas – ONU – adotou 2011 como o Ano Internacional dos Afrodescendentes. É o reconhecimento da grande contribuição dos povos originários do continente africano para a cultura mundial e uma oportunidade a mais para se combater a discriminação racial e o racismo.
Corroborando com estas reflexões, a Coordenadoria de Educação para a Promoçao da Igualde Racial – COPIR – promove o projeto Afro-Pará, que visa proporcionar a formação continuada de professores para a educação das relações étnico-raciais e o ensino de história da África, conforme demanda da LDB, alterada pela Lei nº 10.639/03 que torna obrigatória a temática História e Cultura e Africana e Afro-Brasileira no âmbito do currículo da Educação Básica.
O Afro-Pará vai atuar em seis municípios paraenses: Almerim, Prainha, Novo Progresso, Chaves, Afuá e Itaituba. O curso está dividido em dois módulos de 60h/cada, perfazendo um total de 120 horas, o primeiro será no período de 22 de agosto a 03 de setembro. A meta é formar 360 profissionais de educação rede pública estadual que atuam no Ensino Fundamental e Médio, que necessitam adequar-se as novas orientações curriculares e obter competência no ensino do conteúdo da Lei 10.639/03. Os interessados podem procurar suas respectivas URE's para se inscreverem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário