EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Escolas receberão kits educativos elos Direitos Humanos de João Cândido


A Secretaria de Estado de Educação recebeu hoje, de maneira simbólica, um kit sobre a luta pelos Direitos Humanos de João Cândido, um dos líderes da Revolta da Chibata. A ação faz parte do Projeto Memória, promovido pela Fundação Banco do Brasil, que tem como objetivo divulgar a história, vida, obra e pensamento de brasileiros que contribuíram para a transformação social do país. Este kit será distribuído para todas as escolas da rede pública estadual de ensino. São cerca de 1.200 unidades que serão presenteadas com o conjunto pedagógico, que é composto por três almanaques históricos, três guias de orientação ao professor, um cartaz e um DVD-rom com todas as peças que compõem o projeto: um livro fotobiográfico e um vídeo documentário.
Para o Secretário de Estado de Educação, Claudio Ribeiro a iniciativa tem grande valia para as escolas paraenses porque enriquece o conhecimento dos alunos em sala de aula. “Essa doação tem dois sentidos, o didático, pois os alunos aprenderão mais, e o incentivo à leitura, que é essencial. Então é, com certeza, uma doação, que a fundação Banco do Brasil faz, para as escolas paraenses, que eu acho que vem enriquecer o conteúdo da biblioteca dessas escolas”.

Segundo a gerente de Relacionamento do Banco do Brasil, em Belém, Eliane Serrão Marques, todos os personagens escolhidos não são muito conhecidos na nossa história. “São personagens que participaram de eventos importantes e que a fundação Banco do Brasil busca resgatar e divulgar essas pessoas que tiveram uma atuação importante, mas que não é de grande conhecimento do público”.

A Revolta da Chibata foi iniciada em 1910 por um grupo de marinheiros que se indignavam com as práticas da Marinha Brasileira, que utilizavam a chibata como prática de castigo nos navios. O levante parou a cidade do Rio de Janeiro, que ficou sob a mira de canhões de navios de guerra. O governo cedeu aos rebeldes e anistiou-os. Porém, dias depois, a anistia foi anulada pelo próprio governo, e João Cândido e seus companheiros foram perseguidos, presos e expulsos da corporação.

Em edições anteriores já foram homenageados o poeta Castro Alves (1997), o escritor Monteiro Lobato (1998), o jurista Rui Barbosa (1999), o navegante Pedro Alvares Cabral (2000), o ex-presidente Juscelino Kubitschek (2002), o sanitarista Oswaldo Cruz (2003), o sociólogo Josué de Castro (2004) , o educador Paulo Freire (2005) , a feminista Nísia Floresta (2006), o líder da Revolta da Chibata João Cândido (2008) e o Marechal Rondon (2009). O projeto tem a parceira da Petrobrás e nesta edição, recebeu o apoio da Associação Cultural do Arquivo Nacional (ACAN).

Texto: Elyne Santiago
Ascom/Seduc

Nenhum comentário:

Postar um comentário