EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Feira de Cultura e Identidade para Diversidade Etnicorraciais na EEEF Dr. Pádua Costa.




Nosso 13 de Maio foi assim:

Os estudantes da EEEF Dr. Pádua Costa, em atividade do PROEMI/PJF, participaram da Feira de Cultura e Identidade para Diversidade Etnicorraciais, promovida pelo Selo UNICEF em Santa Bárbara do Pará, com a Exposição “Histórias, Memórias e Imagens do Rio Tracuateua”. A exposição foi elaborada a partir do levantamento histórico e coleta de memórias, imagens e objetos do Rio Tracuateua, em cujas margens foi edificado o município de Santa Bárbara do Pará, a partir de sua ocupação pelos descendentes da afro-descendente Maria Luciana Gomes.
Os professores Eduardo Nascimento (Matemática), Ana Cleide Oliveira (L. Portuguesa) e Catarina Moreira (História) acompanharam a pesquisa, que contou com apoio da Direção da Escola, Kátia Regina e Secretária de Educação do Município Lourdes Lene Pamplona, bem como a Articuladora do Selo UNICEF, Gilmara.
Os estudantes realizaram pesquisa de campo ao longo do Rio, na manhã de sábado, 07 de maio de 2016, conversando com moradores ribeirinhos, os quais narraram suas experiências de vida e atividades econômicas que desenvolvem nas águas do Tracuateua, que são a pesca do camarão e de diferentes espécies de peixes, além de desenvolverem formas de artesanato e pequena agricultura familiar. O material coletado foi sistematizado e exposto no local da Feira, que aconteceu no dia 13 de maio de 2016 no Centro Cultural de Santa Bárbara do Pará.

Texto: Catarina Moreira (Articuladora PROEMI/PJF – PÁDUA COSTA)









Nenhum comentário:

Postar um comentário