EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Convite para I Seminário de História da África e o I Seminário sobre Relações de Gênero

http://historiaemcampo.blogspot.com.br/2016/05/programacao-do-i-seminario-de-historia_20.html
O I Seminário de História da África e o I Seminário sobre Relações de Gênero têm como proposta integrar duas importantes temáticas contemporâneas que são tratadas como polêmicas em certos contextos políticos nacionais.
História da África e Relações de Gênero compartilharam resistências, nos últimos anos, ao serem apresentadas como temas de currículo e formação. A primeira por contrariar as premissas de uma história de predominância eurocêntrica, tradicionalmente repetida nas formações escolares. A segunda, por romper com o silêncio secular sobre a violência sexual, a diversidade de expressões e usos do corpo e os significados de gênero nas sociedades conservadoras.
Refletir sobre os desafios para a construção de um conhecimento escolar e universitário, comprometido com uma educação não-sexista e não-racista, que trate do respeito à diversidade e aprofunde o conhecimento histórico-cultural da formação brasileira é um dos principais objetivos desse evento, reunido em dois seminários. Partindo da premissa que a educação é um terreno fundamental para a construção de conhecimentos comprometidos com a cidadania, com os direitos humanos e com a inclusão social, pretendemos analisar os avanços sociais, históricos e educacionais no campo do feminismo, das relações de gênero e das ações de combate ao racismo.
 
 

Veja a programação



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário