EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Novas Turmas do Projeto “A cor da Cultura” nos pólos de Castanhal, Parauapebas, Tucuruí e Belém


 
Abertura do Projeto "A Cor da Cultura" no Hangar - Centro de Convenções
A Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial – COPIR, que integra a Diretoria de Diversidade, Inclusão e Cidadania – DEDIC, da Secretaria Adjunta de Ensino – SAEN, em parceria com o Canal Futura - FRM realizou em Belém, no período de 26 a 30 de agosto de 2013 o 1º Momento de Formação Presencial do Projeto “A cor da Cultura”.

Na oportunidade, gostaríamos de parabenizar todos os educadores que resistiram a semana intensa de formação e que se dedicaram e participaram das discussões e atividades trabalhadas.

As Escolas Estaduais que estiveram representadas neste 1ª Momento em Belém, por meio de seus educadores, inscritos no perfil de multiplicadores terão que preparar um Plano de Repasse da Capacitação (atividade do 2ª momento com acompanhamento à distância), para multiplicar os conhecimentos apreendidos na Formação, em sua Unidade Escolar, a fim de construir esboço de como os educadores e toda a Comunidade Escolar pretendem implementar a Lei 10.639/2003, bem como, quais são suas demandas, facilidades e dificuldades em relação ao trabalho a ser desenvolvido. Sendo que, esse esboço construído coletivamente será parte avaliativa do 3ª momento do projeto com acompanhamento à distância.

Para tanto, cada Escola Estadual representada recebeu um kit pedagógico com materiais didáticos desenvolvido para apoio às atividades em sala de aula que orientam como trabalhar a educação das relações étnico-raciais na Escola.

O 4º momento, com acompanhamento presencial está previsto para o início do mês de dezembro, quando os educadores deverão apresentar uma produção decorrente do trabalho desenvolvido em sua Unidade Escolar. A produção pode ser: um ensaio, um relato de experiência, produção de um jogo, uma atividade docente etc. Será um momento de partilha de ações, dúvidas, questionamentos, dificuldades.

Alertamos as Escolas Estaduais que participam do Projeto que nos intervalos dos momentos haverá acompanhamento presencial através desta COPIR.


ATENÇÃO PARA AS PRÓXIMAS TURMAS


Os educadores das Escolas estaduais que residem em Belém e região metropolitana (Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Barbará) que já se inscreveram no site do Projeto "A cor da Cultura" e não foram selecionados na 1ª turma e possuem interesse de participar da 2ª turma, devem urgentemente confirmar sua inscrição via e-mail: copirseduc@gmail.com ou no telefone da COPIR nº 3201-5157. A formação está prevista para o período de 17 a 20 de Setembro de 2013. 

As formações dos pólos em Castanhal e Parauapebas já estão programadas e definidas:

- Pólo de Castanhal - nos dias 10, 11 e 12/09 nos endereços:

Abertura: Dia 10/09 - FUNCAST (Senador Lemos, 749. Centro/Castanhal)

Formação: CETAM (R. Cel. Leal, 1005, esquina com a Cônego Leitão. Centro/Castanhal) de 8h às 17h.

Confirmação de Inscrição: com Élida Neves na NERED/8ª URE-Castanhal, sito TV. Raimundo Nonato Vasconcelos, s/n, nos telefones: (91) 3712-0237 / (91) 3712-1689.

- Pólo de Parauapebas - nos dias 11, 12 e 13 de setembro no endereço:

Centro Universitário de Parauapebas – CEUP

Prefeitura de Parauapebas, Rua A, Qd/Lt Especial S/N Cidade Nova - Parauapebas-PA de 8h às 17h.



Confirmação de Inscrição: com Robenilde Lima, Téc. Setor Pedagógico na 4ª URE/Marabá, sito R FREI R LAMBEZART, 2178,. Contato telefônico: (94) 3324-1397 / (94) 3324-3777.



A turma do Pólo de Tucuruí, prevista para o período de 17 a 20 de Setembro ainda não está fechada, então, se você mora em Tucuruí ou nos Municípios próximos ao Pólo, não perca essa oportunidade, corra e se inscreva no site do Projeto “A cor da Cultura”. Após inscrição, procure a  Profa. Tereza Nogueira da 16ª URE, sito à Rua Argentina, nº 66, telefone: (94) 3787-2234 para confirmar sua inscrição. Sem confirmação de inscrição não temos como fechar a turma e programar a formação.

Acompanhe alguns registros da da Abertura do Evento e 1º momento de Formação em Belém.

Exposição Fotográfica de Walter Firmo
Ilma Fátima de Jesus Coordenadora Geral de Educação para as Relações étnico-raciais do MEC




Coordenador e Técnicas da COPIR
Técnicas da COPIR e Professores Vinicius Darlan e Ilka Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário