EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Museu da UFPA vai abrigar Primavera dos Museus


O Museu da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai sediar a “7ª Primavera dos Museus”, que ocorre, simultaneamente, em todo o Brasil, no período de 23 a 29 de setembro de 2013. O tema deste ano é “Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira”, que propõe aos museus mostrar as contribuições da África para a sociedade brasileira e disseminar conhecimento e reflexão crítica sobre a realidade afrodescendente no País.
Nesta edição, o evento vai mobilizar um número recorde de instituições. Um total de 884 museus e centros culturais de todas as unidades da Federação confirmaram participação. Serão mais de 2,6 mil eventos em torno da temática de 2013.
A Primavera dos Museus é realizada desde 2007, fruto de uma ação conjunta entre o Instituto Brasileiro de Museus e instituições museológicas de todo o Brasil. A programação do Museu da UFPA terá oficinas, palestras e apresentação de dança e música.
Programação- Entre as oficinas ofertadas durante o evento, estão temas como: “Fotografia: Olhares Circulares”, “Encadernação e reparos de livros” e “Etnomoda: a afrobrasilidade como fonte de pesquisa e criação de moda”. Já a programação cultural conta com apresentações de rodas de capoeira e do grupo Afoxé Araxé, que estará sob o comando de Nego Banjo e Dona do Samba, do Instituto Nangetu. Haverá, também, uma performance de “Experimentação Sonora”, com Duda Souza. Além disso, uma roda de conversa discutirá sobre “A experiência de artistas de terreiros”. Confira aqui a programação completa.
Serviço:
7ª Primavera dos Museus
Tema: “Museus, Memória e Cultura Afro- Brasileira”
Data: 23 a 29 de setembro de 2013
Hora: 9h às 17h
Local: Museu da UFPA
Mais informações pelo endereço: museu-ufpa@ufpa.br ou acesse o site do MUFPA.
Texto: Beatriz Santos- Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário