EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Professores de Prainha participam de capacitação


Entre os dias 07 a 12 de maio de 2012, a escola estadual Pretextato da Costa Alvarenga, do município de Prainha, esteve compondo a Semana de Combate ao Racismo com a apresentação de diversos projetos que resultaram da Formação Continuada Afro-Pará, promovida pela Coordenadoria de Educação para Promoção da Igualdade Racial (COPIR).


O Projeto Afro-Pará é uma formação com módulos presenciais que totalizam 120 horas. Visa, desta forma, garantir a implementação da Lei 10.639/2003 que estabelece o ensino da história e da cultura africana e afrobrasileira na educação básica brasileira, promovendo a valorização destas culturas, especificamente as produzidas no Pará, e preparando professores e técnicos para a elaboração de propostas de inserção da temática nos componentes curriculares para desmistificar a inferioridade racial e cultural da população negra e valorizar sua participação na construção do país.

Em Prainha, foram formados 33 professores e técnicos. Esses profissionais da educação já estão desenvolvendo ações que colaboram para a implementação da Lei 10.639 e superação do racismo no ambiente escolar.
Sinto-me muito agradecida, pois com este curso poderei dividir conhecimentos com meus alunos, família e sociedade”, concluiu a professora Nazaré Costa, que participou pela primeira vez de uma formação sobre a temática da diversidade étnico-racial.
A Afro-Pará percorrerá as cidades de Breves, Santana do Araguaia e Viseu no período de 21 a 25 de maio. Em Curuá o curso será ministrado de 11 a 15 de junho e em Faro de 25 a 29 de junho.

Informações: Copir – (91)32015157 ou copirseduc@gmail.com 









Nenhum comentário:

Postar um comentário