EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Observatório Afrolatino


O LIVRO DA PAZ DA MULHER ANGOLANA - As Heroínas Sem Nome
"Livro organizado pela moçambicana Paulina Chiziane e pela angolana Dya Kasembe, ambas escritoras, esta obra reúne oitenta narrativas de mulheres angolanas que sobreviveram à guerra para contar as suas histórias. A recensão da revista angolana África 21 diz que "Este livro fala da guerra, do desespero e da desilusão das sobreviventes, mas também do amor à vida debaixo de um céu coberto de pólvora". Um livro que inscreve na memória colectiva e na história de Angola, "Heroínas sem Nome", esses actores periféricos cujas experiências de vida são quase sempre silenciadas pelo discurso oficial da história.  Editado pela Nzila, o livro pode ser encomendado à ONG, APN, Ajuda Popular da Noruega em Luanda: contacto Catarina Fernando, npa.ang.catarina@netcabo.co.ao"

JUAN GARCÍA - Guardían de la Tradición y la Memoria
Por Ninfa Patiño Sánchez
Este trabalho tem como objetivo investigar sobre a vida e a luta de Juan García, para entender como seu discurso influenciou e continua influenciando na construção do processo organizativo e identitário das comunidades negras do Equador. Este livro foi feito com o apoio do Ministerio de Cultura do Equador.



 

MERCEDES BAPTISTA: A Criação da Identidade Negra na Dança
O livro, de Paulo Melgaço da Silva Júnior, relata a biografia de Mercedes Baptista, um ícone da dança negra. Com a vida de Mercedes, é contado também o desenvolvimento da dança negra no Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário