EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Primeiras respostas das escolas estaduais à mobilização da lei 10.639

Caminhada contra o racismo em Soure-Pa
A Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (COPIR), que integra a Diretoria de Educação, Diversidade, Inclusão e Cidadania (DEDIC), atua visando a superação de práticas discriminatórias étnico-raciais no ambiente escolar.
Em 2013, comemoramos 10 anos de aprovação da Lei 10.639, que institui obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Africanas e Afro-brasileiras nas instituições públicas e privadas de ensino, está sendo promovida a Campanha de Mobilização pela Implementação da Lei que solicita adesão das escolas para enviarem para o e-mail da Copir (copirseduc@gmail.com) seu plano de ação, dos eventos/projetos da temática etnicorracial que serão desenvolvidos ao longo do ano letivo.
Para tanto, em resposta a essa campanha, publicamos o quadro de representação das ações pertinentes a mobilização pela implementação da lei 10.639 das escolas Públicas do Estado do Pará, parabenizando-as por esta prática de incentivo a uma sociedade mais justa e igualitária.

MOBILIZAÇÃO PELA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639
QUADRO DE REPRESENTAÇÃO DAS AÇÕES DAS ESCOLAS ESTADUAIS PARA O ANO DE 2013
ESCOLA
Município
PROJETO/EVENTO/ CALENDÀRIO 2013
AÇÕES DESENVOLVIDAS
PERÍODO
ESCOLA E.E.F.M. “Dr. PÁDUA COSTA”
Santa Barbara do Pará-Pa
I encontro da cultura, música e dança afro brasileira da Escola Dr. Pádua Costa.
13 de Maio, conferência entre estudantes, palestras, mostra de vídeos e de música e 20 de novembro (Dia Nacional da consciência negra).
As atividades serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2013.
ESCOLA E.E.F.M. “JORNALISTA RÔMULO MAIORANA”
Ananindeua-Pa
Atividades previstas para 2013 para a implementação da Lei 10.639.
Formação continuada, palestras,orientação aos docentes na produção do planejamento de ensino e criação de acervo áudio visual.
As atividades serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2013.
ESCOLA E.E.F.M. “PROFª ESTHER BANDEIRA GOMES”
Belém-PA
Calendário escolar do ano de 2013.
Palestras, comemoração mundial do livro infantil, segunda-feira cívica, feira de exposições, festa junina, jogos internos, Dia Nacional da consciência negra (Todas as atividades citados estão relacionadas a educação étnico-racial)
Maio,
junho,
setembro e
novembro.
ESCOLA E.E.M “RUI BARBOSA
Tucuruí-Pa
Programação alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra no ano letivo de 2013.
Exposições de painéis expositivos, vídeo documentário sobre a vida de Lima Barreto, apresentação de slides Navio negreiro de castro Alves, Apresentação de slides e narração sobre o tema "Discriminação Racial: O Negro da Sociedade Contemporânea, apresentação do vídeo e conclusões sobre a entrevista feita nas ruas de Tucuruí sobre a temática "Racismo: o que as pessoas falam"
20 de Novembro
EEEM “DOM JOSÉ ELIAS CHAVES”
Pacajá-Pa
Projeto: Dia da Consciência Negra
Estimular a participação da comunidade escolar nas atividades extraclasse. Organizar foto, literaturas, poesias e poemas e danças, sobre os negros em vários contextos históricos.
Período de Organização: 01 a 22 de novembro
Data culminância do projeto: 23 de novembro

ESCOLA E.E.F PRATINHA II
Belém-Pa
Projeto sobre cultura africana e afro-brasileira
Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros na escola e na sociedade como um todo.
Período de realização: 20 a 24/05/13
Culminância do Projeto: 24/05/13
COLÉGIO FNA NOBRE DE ALMEIDA
Monte Alegre-Pa
Projeto: Dia da Consciência negra – A humanidade tem apenas uma raça: a humanas
O presente projeto será desenvolvido em etapas. Primeiramente, os gestores das escolas serão consultados para adesão ou não do projeto. Em seguida, o tema “valorização da cultura negra” será trabalhado nas escolas, visando sensibilizar os educandos para esta temática. Logo após essa etapa, os alunos serão incentivados a desenvolver trabalhos voltados para o Dia da Consciência Negra. Finalmente, acontecerá a culminância do projeto no dia 20 de novembro de 2012.
Período: 01/11/13 a 20/11/13
Culminância: Dia 20 de novembro.
ESCOLA E.E.M. “ABRAÃO SIMÃO JATENE”
Cametá-Pa
Durante o ano letivo acontecerá três grandes eventos o 23 de março, 18 de maio e 20 de novembro
23 de Março: Confecção e exposição de murais sobre os Cultos Afro-Brasileiros e a Luta contra a Discriminação Racial;
18 de Maio: Palestra sobre a resistência cultural dos Quilombolas do Município de Cametá e
20 de Novembro: Stands na Feira Pedagógica sobre o Continente Africano.
As atividades serão desenvolvidas nos dias 23 de março, 18 de maio e 20 de novembro.
ESCOLA E.E.F “CELINA ANGLADA”
Belém-Pa
Proposta sobre a inclusão da temática das relações étnico-raciais no calendário escolar.
Formação Continuada para os professores da Escola;
Caminhada nas ruas do entorno da Escola em Alusão ao Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo;
Abordagem das situações de diversidade racial, através de atividades realizadas ao longo do ano, tanto no currículo dos anos do Ensino Fundamental e EJA como em eventos na escola e
Culminância com Exposição dos trabalhos produzidos pelo alunos, em praça do Bairro.
As atividades serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2013.
ESCOLA E.E.F “MACHADO DE ASSIS”
Ananindeua-PA
Calendário de ações do ano letivo de 2013
Ações para o dia 13 de maio – Dia de denúncia contra o racismo e 20 de novembro – Dia Nacional da consciência contra o racismo
Maio e Novembro
ESCOLA E.E.F “BOM JARDIM”
Ananindeua-PA
Projeto Pedagógico Cultura Afro Brasileira
Proporcionar aos alunos da escola oportunidade de estudo, ensino, análise, crítica, pesquisa, discussão, reflexão, conscientização, inserção, e debate sobre Educação das Relações Étnicos-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas, contra o racismo e a valorização da cultura, através de aulas expositivas, entrevistas, foto, filmagens, jornais, revistas, painéis, out-door, tv, rádio, etc, para 350 alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental regular, presencial, dos turnos manhã e tarde, e 240 alunos da Educação de Jovens e Adultos, de 1ª a 4ª etapas, presencial, noturno, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bom Jardim, a partir do ano letivo de 2013, efetivamente, e a capacitação na temática, para 06 (seis) professores de ensino fundamental.
As atividades serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2013.
ESCOLA E.F.M “FREI DANIEL”
Belém-Pa
Proposta pedagógica de implementação da lei 10.639 com o tema:Educar contra o racismo.
Esta ação será viabilizada por meio de instalações em salas de vivências, a partir das seguintes modalidades: música, expressão corporal, artes visuais, relatos históricos, culinária e vídeo. As temáticas que farão parte do currículo a ser desenvolvido nas salas de vivência serão relacionadas a produção histórica, antropológica, política, filosófica, sociológica, artística e cultural africana e afro-brasileira.
As atividades iniciarão no decorrer do segundo semestre/2013, com a preparação das turmas envolvidas na pesquisa, na elaboração e montagem dos trabalhos. A culminância e exposição acontecerão no dia 20/11/13

ESCOLA E.E.M “OSVALDINA MUNIZ”
Cametá-Pa
Calendário de ações para o ano letivo de 2013
20 a 22 de Março: Mobilização contra o Racismo ( Palestra e apresentação de vídeos e cartazes contra o Racismo;
6 de Abril: Feira da Culinária Afro-Brasileira;
11 de Maio: Show de Reggae;
25 de Maio: Filme em homenagem a Libertação de África:
20 de Novembro: Manifestação Cultural em Praça Pública em decorrência do Dia da Consciência Negra.
As atividades serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2013.
ESCOLA E.E.F. “GREGÓRIO DE ALMEIDA BRITO”
Ananindeua-Pa
Calendário de ações para o ano letivo de 2013
As ações desenvolvidas são concernentes as disciplinas pedagógicas de língua portuguesa, matemática, artes, educação física, ciências, história, geografia e atualidades e feira da cultura
As atividades serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2013.
ESCOLA E.E.F.M. “PROFª. ZULIMA VERGOLINO DIAS”
Ananindeua-Pa
Calendário parcial escolar de 2013
Junho: As diferença- ênfase na temática: relações étnico-raciais
Agosto;Festival gastronômico: cadas série irá trabalhar um tema envolvendo a questão ético- racial e outras questões regionais.
A escola irá desenvolver a temática sobre as relações étnicos raciais em seu cotidiano. Neste sentido irá incluir em suas atividades/oficinas
( Do Mais Educação) a arte da “Capoeira”; trabalhará com Simulado Temático, incluindo nos simulados bimestrais a temática em questão; incluir no Festival gastronômico atividades referentes a cultura africana entre outras.
Junho e agosto
ESCOLA ESTADUAL “PADRE PIETRO GEROSA”
Ananindeua-Pa
Projeto cultural conhecendo a cultura africana
Pesquisa sobre a história africana;
13 de maio - trabalhar com o tema abolição da escravatura;
Desenvolver atividades com danças, comidas, vestuário entre outro;
Lendas africanas e feira cultural, tema: A África Brasileira.
Abril a novembro
ESCOLAE.E.F “CÂNDIDO HORÁCIO EVELIN”
Ananindeua-Pa

Projeto: Valorização da cultura afro- descendente
Feira da cultura, com tema específico a definir, sobre a cultura afro-descendente;
Promoção da semana da consciência negra, com apresentação de trabalhos dos alunos, palestras, vídeos;
Inclusão de situações que envolvam as relações interpessoais entre pessoas afro-descendentes no dia a dia, como em exercícios em sala de aula e conversas entre a coordenação e as turmas;
Combater sempre, até mesmo em conversas informais, o racismo em todas as suas formas;
Repreender de imediato condutas de cunho discriminatório, por qualquer funcionário da escola, desde a portaria até a sala de aula e
Promover a amizade e o respeito entre todos os alunos, incentivando o trabalho em equipe, alterando constantemente os grupos, para que se evite a formação de “panelinhas”
As atividades serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2013.
ESCOLA E.E.F CMT. “LAURINDO CANDIDO AZEITONA”
Ananindeua-PA
Projeto: Diversidade na escola, uma realidade a ser respeitada.
Palestra aos pais, com orientação e esclarecimentos sobre as atividades que serão desenvolvidas na escola;
Aplicação de questionário para verificação do entendimento preliminar e posterior à atividade desenvolvida, sobre as relações étnico- raciais;
Análise de imagens, leitura e produção de textos que evidenciem aspectos da cultura dos povos negro e indígena e posterior produção textos relacionados ao tema;
Apresentação de teatro de fantoches;
Apresentação de danças e peças teatrais e
Construção de mural temático.
As atividades serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2013.
ESCOLA E.E.F.M. “MADRE CELESTE”
Ananindeua-Pa

Projeto: Diversidade e escola: As relações interculturais que queremos
O preconceito e o racismo nas telenovelas, filmes, documentários e comerciais no Brasil;
A estatística do preconceito no Brasil;
Capoeira como esporte, dança e luta e
As relações interculturais no Brasil.
17/05/13
20/09/13
25/10/13
18 a 22/11/13
ESCOLAE.E.F.M “MARIA DE NAZARÉ MARQUES RIOS”
Ananindeua-Pa
Projeto: Contribuição Negra para a sociedade Brasileira
Refletir sobre o tema da consciência negra para a sociedade;
Criar estratégias que favoreça o respeito e o reconhecimento da cultura negra para a sociedade e Construir com a comunidade escolar espaços de produções sobre a temática em questão.
Abril a novembro
ESCOLA ESTADUAL DE ENS. MÉDIO “PITÁGORAS”
Ananindeua-pa

Projeto: Cultura Afro-brasileira: estudos e reflexões
O projeto estará em consonância com os blocos temáticos história,cultura e diversidade;ser humano, direitos humanos e igualdade; educação e etnia e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras.
As atividades serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2013.
Escola E.E.M “PROFª MARIA ARAÚJO DE FIGUEIREDO”
Ananindeu-Pa
Projeto: Diversidade etnico racial: Uma contribuição para garantir conquistas
Realizar pesquisas sobre a cultura afro-brasileira com os alunos do ensino fundamental e ensino médio;
Desenvolver atividades dentro e fora da escola na perspectiva da valorização e do reconhecimento da diversidade étnico-racial e cultural da nossa sociedade;
Promover debates, palestras e amostras sobre a diversidade étnico-racial e culturas afro-brasileira e africana e desenvolver no ambiente escolar uma postura mais crítica com relação ao preconceito racial.
As atividades serão desenvolvidas no decorrer do ano letivo de 2013
EEEFM GASPARINO BATISTA
Soure/PA
Semana Integrada de Combate ao Racismo no Marajó
Palestras, oficinas, apresentações culturais e caminhada contra o racismo
06 a 09 de maio
EEEM PROF. ADEMAR N. DE VASCONCELOS
Salvaterra/PA
Semana Integrada de Combate ao Racismo no Marajó
Palestras, oficinas, apresentações culturais e caminhada contra o racismo
06 a 09 de maio
EEEF PROF. JOÃO RENATO FRANCO
Conhecendo a história dos povos africanos
Palestras e atividades pedagógicas
24 de maio

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