A inscrição é gratuita e aberta ao público em geral, incluindo todos os servidores e estudantes da Rede Estadual de Ensino, e pode ser feita no portal da instituição na internet (www.seduc.pa.gov.br).
Título: Dez anos da Lei 10.639: Experiências pedagógicas de superação do racismo no ambiente escolar.
Data e hora: 04 de maio de 2013 (sábado), de 18 às 19h30.
Composição da Mesa: Prof. Amilton Barretto (mediador) e Profa. Gisele Barroso (palestrante).
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PROPOSTA DE
PARTICIPAÇÃO NA XVII FEIRA PAN-AMAZÔNICA DO LIVRO
1. Ação:
Palestra
1.1. Título:
Dez anos da Lei 10.639: Experiências pedagógicas de superação do
racismo no ambiente escolar.
1.2. Data
e hora:
04 de maio de 2013 (sábado), de 18 às 19h30.
1.3.
Composição da Mesa:
Prof. Amilton Barretto (mediador) e Profa. Gisele Barroso
(palestrante).
2. Apresentação:
A palestra visa divulgar a inportância da implementação da Lei
10.639, que institui o ensino da história e cultura africana e
afro-brasileira na educação básica, como uma estratégia de
superação do preconceito e da discriminação racial. Contará com
a presença e relato de experiência da professora da Rede Estadual
de Educação Gisele Nascimento Barroso, da Escola em Regime de
Convênio Nossa Senhora da Conceição, distrito de Icoaraci, na
cidade de Belém/PA, que foi premiada pela 6ª edição do Prêmio
Educar para a Igualdade Racial
do
Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades –
CEERT.
3. Justificativa:
Em 2013, também comemoramos 10 anos de aprovação da Lei 10.639,
que que institui obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura
Africanas e Afro-Brasileiras. Diante da publicação desta lei, o
Conselho Nacional de Educação aprovou as Diretrizes Curriculares
para a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de
História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas a serem executadas
pelos estabelecimentos de ensino de diferentes níveis e modalidades,
cabendo aos sistemas de ensino, orientar e promover a formação de
professores e professoras e supervisionar o cumprimento das
Diretrizes. A palestra visa motivar e sensibilizar educadores/as
sobre a relevância do estudo de temas decorrentes das produções
socio-históricas afro-brasileiras e africanas não se restringe à
população negra, ao contrário, diz respeito a todos os
brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes
no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de
construir uma nação democrática.
4. Objetivos
4.1. Geral:
Disseminar práticas de Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira
e Africana, destacadando o reconhecimento e valorização da
identidade, história e cultura dos afro-brasileiros, bem como a
garantia de reconhecimento e igualdade de valorização das raízes
africanas da nação brasileira, ao lado das indígenas, européias,
asiáticas.
4.2.
Objetivos
específicos:
• Apresentar
e refletir sobre valores civilizatórios da cultura africana
presentes na sociedade brasileira;
• Fomentar
a valorização da oralidade, da corporeidade e da arte originárias
de manifestações marcadas pela cultura de raiz africana, ao lado da
escrita e da leitura, no processo de ensino-aprendizagem;
• Difundir
a importância de aplicação da Lei 10.639 nas escolas de educação
básica (públicas e privadas).
5. Metodologia:
Palestra de 1h e ½ de duração.
6. Recursos
necessários:
Notebook , data show, microfone e caixa de som amplificada
7. Meta:
100 ouvintes.
8. Resultado
esperado:
Participantes
informados e motivamos sobre a aplicação da Lei 10.639/2003.
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