EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

VIII Semana Científico-Cultural “A casa dos Luamins” e o II Encontro dos Artistas, Produtores Culturais e Lideranças Comunitárias do Guamá e Terra Firme


 

     O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (ICSA/ UFPA) realizará, por meio do Programa Luamim, a VIII Semana Científico-Cultural “A casa dos Luamins” e o II Encontro dos Artistas, Produtores Culturais e Lideranças Comunitárias do Guamá e Terra Firme, que vai ocorrer entre os dias 15 e 19 de janeiro de 2013, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), e terá como tema “Luamim 20 anos: Serviço Social, Educação e Cultura.”
   Para participar, é necessário se inscrever por meio do bloghttp://luamimufpa.blogspot.com.br/ e enviar a ficha de inscrição, que se encontra no folder da programação, para o e-mail luamimufpa@yahoo.com.br. A inscrição  pode também ser feita  na sala do Programa Luamim, no ICSA, Campus Profissional da UFPA (altos).
    O investimento é de 30 reais para profissionais da área, 20 para estudantes de pós-graduação e 15 para alunos de graduação. Já para participantes dos Grupos de Arte Popular do Guamá e da Terra Firme, que já estão inseridos no Programa Luamim, as inscrições serão gratuitas e realizadas nos referidos grupos.


Direitos - De acordo com a coordenadora do Programa Luamim, professora Heliana Baía Evelin Soria, é muito importante participar dos encontros, pois “o evento reunirá não somente alunos e pesquisadores das áreas de Serviço Social, Cultura e Educação, mas também representantes das instituições governamentais, além de ter a participação ativa de artistas e produtores dos bairros Guamá e Terra Firme, que estão empenhados em ver reconhecidos os seus direitos à educação de qualidade e possibilidades de acesso à Política Cultural, como a criação de centros de cultura nos bairros, os quais lhes permitam disseminar todo conhecimento advindo de nossos antepassados, presentes na arte dos bois-bumbás, dos pássaros, das ladainhas, das quadrilhas juninas, das escolas de samba etc.”
Luamim – O Projeto foi fundado em 1992, como desdobramento político do poema homônimo de Paulo Martins, publicado em 1991, que descreve a história de Luamim, uma criança que vive em situação de risco pessoal e social nas ruas de uma grande cidade. No ano de 2007, ampliou as possibilidades de intervir na realidade, definindo-se como programa, com três projetos: Procriar (Projeto Crianças e Adolescentes Resilientes), Proluamim (Projeto Profissionalizante Luamim) e Ser Brasileiro, destinado a universitários com tendências artísticas e/ou interesse por estudos da cultura nacional.
O Luamim, atualmente, congrega mais dois projetos:  “Guamá e Terra Firme: a morada de artistas”, que mapeia os grupos de arte mais ativos nos bairros;  e “Ação Griô -  uma tecnologia social para o ensino de artes na escola apropriada da tradição da arte popular dos bairros Guamá e Terra Firme”, que  desenvolve ações integradas de Serviço Social e Licenciatura em Música.
Reconhecimento público - O fato de ter estabilidade desde a sua fundação resulta, principalmente, do reconhecimento público da importância de suas ações na comunidade. Alguns objetivos deste Programa são: subsidiar Políticas Sociais da Educação e da Cultura com novas tecnologias de intervenção; estimular crianças e adolescentes a completarem sua formação escolar e contribuírem na construção de seu projeto de vida.
Serviços:
VIII Semana Científico-Cultural “A casa dos Luamins” e o II Encontro dos Artistas, Produtores Culturais e Lideranças Comunitárias do Guamá e Terra Firme
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes
Data: de 15 a 18 de janeiro de 2013
Mais informações pelo telefone: (91) 3201-8175 ou pelo e-mail luamimufpa@yahoo.com.br
Texto : Carlos Fernando Pinheiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Projeto Luamim

Nenhum comentário:

Postar um comentário