EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

UFPA abre inscrições de vestibular para quilombolas

Estarão abertas a partir desta quarta-feira (3), as inscrições para os estudantes quilombolas que desejam concorrer a uma das 358 vagas disponíveis no processo seletivo 2013 da Universidade Federal do Pará (UFPA). A cota para remanescentes de quilombo foi implantada este ano na universidade. O concurso é gratuito, porém os estudantes são obrigados a imprimir o boleto para a comprovação de sua inscrição. O cartão de confirmação estará disponível no site do Centro de Processos Seletivos (CEPS) da UFPA, a partir do dia 31 de outubro.

Este ano, o processo seletivo será realizado em duas etapas: a primeira será composta de uma redação e questões de conhecimentos gerais envolvendo as disciplinas Língua Portuguesa/Leitura, Matemática, História, Geografia, física, Química, Biologia e Literatura. Ela é de caráter eliminatório e classificatório e está marcada para o dia 11 de novembro, das 14h às 18h. A segunda etapa é uma entrevista pessoal com os candidatos, após a divulgação da lista de aprovados na primeira fase pelo Centro de Processos Seletivos (Ceps).
A média final dos candidatos será calculada por meio da média aritmética das notas parciais da primeira e da segunda fases. E eles serão classificados até o limite máximo de vagas. Para cada curso de graduação da UFPA são destinadas duas vagas para pessoas que se declaram remanescentes de quilombolas. Após a divulgação da lista de aprovados, os alunos devem comprovar sua identidade quilombola, por meio da Declaração de Associação Quilombola.
Números – Atualmente, a UFPA mantém seis tipos de cotas. De um lado, há reserva de 50% das vagas ofertadas regularmente aos estudantes oriundos das escolas públicas. Deste percentual, cerca de 40% são destinadas a quem se autodeclara negro ou pardo e cerca de 25% são reservadas para estudantes cuja renda familiar per capita não ultrapasse 1,5 salários mínimos.
A universidade mantém, ainda, a possibilidade de criação de até cinco novas vagas em todos os cursos ofertados anualmente, sendo uma específica para pessoas com deficiência, duas para estudantes indígenas e, a partir deste ano, duas para candidatos de origem quilombola.
Além destas cotas, a UFPA oferta ainda dois cursos de graduação que são voltados, especificamente, aos cotistas: Educação no Campo e Etnodesenvolvimento. O edital para seleção dos candidatos ao curso de educação no campo também já foi lançado e se encontra disponível no site do Ceps.
Este ano, a UFPA oferece, ao todo, 8.569 vagas. Sendo que 895 se destinam aos quilombolas, indígenas e portadores de deficiência, e 126 aos cursos de Etnodesenvolvimento e Educação no Campo. Das demais 7.548, metade, ou seja, 3.774 são para estudantes da rede pública.
Comunidades certificadas – Atualmente, o estado do Pará possui 103 comunidades remanescentes de quilombos certificadas pela Fundação Cultural Palmares. Com a certificação, as comunidades passam a ser beneficiadas com políticas públicas, como luz para todos, bolsa família, escola na própria comunidade, entre outras. Além de que o certificado permite que a Palmares defenda juridicamente as comunidades.

Fonte: UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário