EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Fórum Estadual de Educação foi instalado no Pará

Representantes de entidades ligadas ao setor educacional participaram na manhã desta terça-feira, 23, da implementação do Fórum Estadual de Educação. A reunião, realizada no auditório do Conselho Estadual de Educação (CEE) foi presidida pelo Secretário Adjunto de Ensino, professor Acácio Centeno, que será o coordenador do Fórum no Estado.
A reunião contou com o coordenador da comissão de mobilização do Fórum Nacional de Educação, professor Raimundo Jorge de Jesus, que falou da conquista que a educação e toda a sociedade ganharão com a implantação do Fórum. “O FEE será a arena de debates da educação e um organismo de mobilização das políticas no Estado. Com isso, ganham alunos, pais, professores e todos os que trabalham em prol da melhoria da educação a nível estadual e nacional. Democratizar é a maior tarefa do Fórum”. O secretário adjunto de ensino da Seduc, prof. Luiz Acácio Centeno fez uma exposição sobre a estrutura e necessidades do Fórum, elencando as instituições convidadas a fazer parte. Ele explicou que o Fórum Nacional de Educação (FNE) juntamente com o Ministério de Educação (MEC) estão incentivando a instalação dos fóruns municipais e estaduais.
Para o funcionamento dos fóruns a diretriz do MEC é que todos sigam a mesma estrutura do FNE. Assim foram criadas duas comissões: a de “Monitoramento e Sistematização” e “Mobilização e Divulgação”. Cabe a primeira acompanhar a implementação das deliberações das conferências municipais, acompanhar os indicadores educacionais, desenvolver metodologias e estratégias para a organização das conferências municipais, coordenar o processo de elaboração e revisão do regimento interno das conferências municipais e da estadual e por fim, coordenar o processo de elaboração e revisão das publicações do Fórum.

Com relação as atribuições da comissão de “Mobilização e Divulgação” foram definidas como prioridades a articulação e orientação para a organização dos fóruns e conferências municipais e articular os meios para garantir a infraestrutura para a viabilização dos mesmo. Também foi levantada pelo prof. Acácio Centeno a necessidade de se criar o regimento do Fórum e da Conferência Estadual, além de um cronograma de reuniões ordinárias. Ele sugeriu que fosse no plenário do CEE, propondo como indicativo as terças-feiras. A próxima reunião ficou agendada para o dia 20 de novembro, às 8h30.

Foram escolhidos para a coordenação das comissões, a professora Sandra de Lima da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o professor Roberto Ferraz, da Universidade Federal do Pará (UFPA).



Texto: Ascom Seduc e CEE

Fotos: Rai Pontes

Fonte: www.seduc.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário