EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Copir promove formação de professores em diversidaade étnico-racial em Santana do Araguaia

Nesta semana (de 22a 26 de outubro), a Copir está presente na cidade de Santa do Araguaia concluindo a formação continuada de professores/as em ensino da história e cultura africanas e afro-brasileiras do Projeto Afro-Pará, na escola estadual Jorceli Sestari.
Para o historiador Vinícius Darlan, que ministra os módulos do curso, esta é uma oportunidade de apresentar o que as escolas estão promovendo em ações pedagógicas para a superação do racismo e do preconceito racial.
Neste módulo, além dos profissionais da educação, os/as alunos/as também se envolveram, dando ideias e se comprometendo em participar das atividades que combatam as atitudes discriminatórias que muitas vezes permeiam o ambiente escolar.





O que é o Afro-Pará?
O Projeto Afro-Pará é uma formação com módulos presenciais que totalizam 120 horas. Visa, desta forma, garantir a implementação da Lei 10.639/2003 que estabelece o ensino da história e da cultura africana e afrobrasileira na educação básica brasileira, promovendo a valorização destas culturas, especificamente as produzidas no Pará, e preparando professores e técnicos para a elaboração de propostas de inserção da temática nos componentes curriculares para desmistificar a inferioridade racial e cultural da população negra e valorizar sua participação na construção do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário