EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Jogos Africanos fazem sucesso na Feira do Livro


Na escola estadual Pe. Francisco Berton, localizada no bairro do Tapanã, Belém/PA, está acontecendo um grande movimento em torno dos jogos africanos. A cada dia tem mais gente querendo participar e se envolver. E, por isso, esta foi uma das experiências que a escola escolheu para apresentar na XVI Feira Pan-Amazônica do Livro, ocorrida de 21 a 30 de setembro, no Hangar.
O mancala é o mais disputado dentre os jogos africanos. Segundo o professor de educação física Guilherme Piedade, coordenador da iniciativa, a palavra Mancala ou Mankala deriva da palavra árabe naqaala que significa “mover” ou “transferir”. Com o tempo, esse termo passou a ser usados pelos antropólogos para designar uma série de jogos disputados num tabuleiro com várias concavidades. O Mancala é considerado um dos jogos mais antigos do mundo. Para alguns estudiosos o jogo teria mais de 7.000 anos.
O uso dos jogos de origem africana compõe o projeto pedagógico da escola Berton. Desta forma, contribuem para a aplicabilidade da Lei 10.639 que institui o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica, desenvolvendo a capacidade intelectual de crianças, jovens e adultos e exercitando as noções de estratégia, tática e observação, além de propiciar a integração social.
(Fotos de Maura Fonseca)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário