EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 27 de setembro de 2011

ALMEIRIM RECEBE O PROGRAMA AFRO PARÁ

 
O ano de 2011 foi adotado pela ONU - Organização das Nações Unidas - como o Ano Internacional dos Afrodescendentes.
É o reconhecimento da grande contribuição dos povos originários do continente africano para a cultura mundial e uma oportunidade a mais para se combater a discriminação racial e o racismo.
A Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualde Racial – COPIR – promove o projeto Afro-Pará, que visa proporcionar a formação continuada de professores para a educação das relações étnico-raciais e o ensino de história da África, conforme demanda da LDB – Lei de Diretrizes Básicas , alterada pela Lei nº 10.639/03 que torna obrigatória a temática História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no âmbito do currículo da Educação Básica.
O Afro-Pará vai atuar em seis municípios paraenses: Almerim, Prainha, Novo Progresso, Chaves, Afuá e Itaituba. O curso está dividido em dois módulos de 60h/cada, perfazendo um total de 120 horas.
O Projeto original tinha como meta formar profissionais de educação da rede pública estadual, no entanto, em Almeirim, o Governo Para Todos aderiu ao Programa e parte dos professores da rede municipal participou para adequar-se as novas orientações curriculares e obter competência no ensino do conteúdo da Lei 10.639/03.
O primeiro módulo foi ministrado no município, no período de 12 a 17 de setembro e o segundo módulo será no mês de novembro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário