EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Laboratório de Antropologia expõe olhares curiosos sobre a África



O Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo (LAANF) da UFPA realiza a exposição fotográfica “África Olhares Curiosos: Uma contribuição à Implementação da Lei 10.639”, em comemoração ao dia da África e ao mês contra a discriminação e o racismo no Brasil. As fotografias têm como base a antropologia visual do continente africano e são de autoria do professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPA, Hilton Silva. A exposição iniciou-se nesta quinta, 9 de maio, e segue até sexta, dia 10, na Sala de Estudos localizada nos altos do LAANF. As visitações podem ser feitas a partir das 9h.

A exposição foi aberta com um breve relato do professor Hilton sobre sua experiência nos países africanos, à tarde ocorre mostra de vídeos com temáticas quilombolas. Os interessados em diversidade, tolerância, luta contra o racismo, conhecimentos sobre a África e os afrodescendentes, e Antropologia Visual encontrarão na exposição um bom acervo sobre tais temáticas. A exposição voltará ao LAANF entre os dias 15 e 30 de maio.

O objetivo é oferecer uma experiência reflexiva sobre a diversidade étnico-racial, cultural, de paz e tolerância, e valorização da corporeidade e da cultura africana e afro-brasileira, contribuindo para formar dinâmicas de pensar e aplicar o espírito da Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressaltando a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.

Acervo - A exposição faz parte de um programa extensionista e foi desenvolvida por meio da parceria entre o Laboratório de Estudos Bioantropológicos em Saúde e Meio Ambiente (LEBIOS) e a COPIR/SEDUC, contando com o apoio da Casa Brasil-África (CBA), do Grupo de Estudos Afro-Amazônico (GEAM) e do Instituto do Saber Ser Amazônia Ribeirinha (ISSAR). As fotografias integram os aspectos antropológicos, históricos, socioambientais e artísticos ligados à África e trazem imagens contemporâneas de diversos países daquele continente, tais como Guiné-Bissau, Senegal, Marrocos e África do sul.

“As imagens que nos chegam da África geralmente são chocantes, associadas a fome, guerra e doenças. Por isso, nossas ideias sobre aquele continente estão cheias de negatividade. Pouco conhecemos da África e dos africanos atuais, e sobre os nossos pontos em comum. A compreensão da diversidade étnico-cultural mundial é fundamental para se construir uma nova educação, que possibilite a inserção social igualitária, e contribua para eliminar o racismo prevalente na sociedade. Isso contribuirá para formar indivíduos comprometidos com o anti-racismo, levando a percepção integral dos sujeitos e a aceitação de toda a variabilidade humana”, declara o professor Hilton Silva, autor das fotografias do acervo.

Berço da Humanidade- No dia 25 de maio, o continente africano, conhecido como berço da humanidade, celebra seus 50 anos de independência. As comemorações acontecerão no mundo todo. Grande parte da formação e construção da identidade e da cultura brasileira deu-se a partir da união e colaboração africana, sendo que, o Brasil é o país com a maior população de origem africana fora da África. No Brasil, a data que simboliza a libertação dos escravos é o dia 13 de maio, quando a lei áurea decretou o fim da escravatura.

Junto com a exposição, também haverá mostra de filmes etnográficos sobre quilombos, na perspectiva de conectar a realidade brasileira com a dos países africanos.

Serviço
Exposição “África Olhares Curiosos: Uma contribuição a Implementação da Lei 10.639”
Local: Sala de Estudos, localizada nos altos do LAANF.
Data: 09 a 10 de maio, e de 15 a 30 de maio.
Hora: a partir das 09h

Texto: Beatriz Santos-Assessoria de Comunicação Institucional
Foto: Hilton Silva, Acervo da Exposição

Fonte: UFPA
Publicado em: 09.05.2013 13:56

Nenhum comentário:

Postar um comentário