EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Seminário internacional “Herança, identidade, educação e cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão”

Arte: Daniel Cabral 
Seminário internacional “Herança, identidade, educação e cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão”
Quando: Abertura dia 20/08/2012
Local: Museu Nacional da República – Setor Cultural Sul, Lote 2 – Esplanada dos Ministérios – Brasília/DF.
Para participar, confirmar presença no e-mail: internacional@palmares.gov.br
Reunião Técnica de Especialistas em Gestão dos Sítios e Lugares de Memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão
Local: Hotel St. Peter – Setor Hoteleiro Sul, Quadra 02 – Bloco D – Brasília/DF
Dia 22/08/2012
Show de comemoração do 24º Aniversário da Fundação Cultural Palmares
Local: Teatro Nacional de Brasília – SCTN, Via N2, Asa Norte,  Brasília/DF


FCP e UNESCO realizam Seminário Internacional sobre sítios de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão

A Fundação Cultural Palmares (FCP), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), realizará o Seminário internacional “Herança, Identidade, Educação e Cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão”. O evento, que será realizado de 20 a 23 de agosto, é fruto de uma convocação realizada pela UNESCO com base no projeto “A Rota do Escravo”, que desde o seu lançamento, em 1994, implementou um programa sobre o tráfico negreiro que marcou as relações entre a África, a Europa e as Américas.
O Seminário, que conta com o apoio dos Ministérios da Cultura, Educação,Turismo e Relações Exteriores, reunirá autoridades comprometidas com o desenvolvimento de políticas públicas sobre essa questão além de profissionais atuantes na preservação, na promoção e produção de conteúdos pedagógicos sobre os sítios de memória ligados à escravidão e pesquisadores que estudam o tema.
O encontro permitirá a criação de uma rede internacional de gestores de sítios de memória para o desenvolvimento das recomendações formuladas pelo Seminário, além de reafirmar a troca de experiências realizada durante as reuniões técnicas.
Um dos principais objetivos é a elaboração de um guia conceitual e metodológico dirigido aos gestores culturais, que deve facilitar a instalação de turismo de memória em torno dos sítios, lugares, monumentos e museus ligados ao tráfico negreiro e à escravidão.
O Seminário Internacional também faz parte da preparação do plano de ação para a Década Internacional dos Afrodescendentes (2013-2022), declarada pela Organização das Nações Unidas e as comemorações do 24º aniversário da Fundação Cultural Palmares.
Abertura – Com uma programação especial, a abertura do Seminário Internacional será no Museu Nacional da República, localizado na Esplanada dos Ministérios, e abordará, entre outros temas, as experiências e perspectivas do turismo de memória. Na abertura, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira de Araujo, falará sobre os objetivos do Seminário, que reforçam a valorização da cultura africana e afrodescendente e a contribuição do negro na formação da identidade brasileira. O Diretor do projeto A Rota do Escravo, Ali Moussa-Iye, fará uma análise comparativa das experiências dos itinerários de memória nas diferentes regiões.
Data especial – Durante o Seminário Internacional, a Fundação Cultural Palmares comemorará também uma data especial. No dia 22 de agosto, a instituição completa 24 anos de trabalho pela promoção, preservação, proteção e disseminação da cultura negra e afro-brasileira.
A data será celebrada com um show do cantor Carlinhos Brown, no Teatro Nacional de Brasília. A apresentação será aberta ao público e promete levantar a plateia com sucessos como A Namorada e Tantinho, além de músicas que marcaram a época em que comandava a banda Timbalada.
Programação completa – Todas as informações sobre o seminário, a partir de hoje, estarão disponíveis no hotsite www.palmares.gov.br/rotadoescravo e no Portal da Palmares. Acesse e saiba sobre a programação do evento, informações sobre os palestrantes e notícias.

Por Drielly Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário