EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Cartunista Maurício Pestana lança Coleção Mãe África em Brasília

Alunos recebem livros autografados pelo cartunista
A Coleção Mãe África do cartunista e diretor-executivo da Revista Raça Brasil, Maurício Pestana, foi lançada no auditório da Fundação Cultural Palmares, em Brasília, na tarde desta terça-feira (21), para cerca de 120 alunos de escolas públicas das cidades satélites do Gama e Ceilândia. O lançamento além de palestra contou com muita música e contação de história sobre as religiões de matriz africana.

A apresentação foi do músico Henrique da Silva e o percursionista Marcos Vinicius. Para Henrique, é muito importante o contato dos alunos com a cultura negra.” É a oportunidade de desmistificar o que foi abafado pela colonização sobre a cultura negra vinda da África”, destaca.
A Coleção Mãe África é direcionada à crianças sem o traço e o estereótipo nos quais alguns desses deuses são descritos ainda hoje no Brasil. A proposta é promover a visibilidade da Lei nº10.639, que obriga a História da África e Afro-brasileira nas escolas, e o combate a intolerância religiosa. A série é composta por 12 livros. Seis deles já foram lançados: Menino Travesso, Adorável Menina, Valente Guerreiro, Criador do Mundo, Caçador Popular e Rainha das Águas.
Durante palestra, Pestana falou sobre a descoberta da arte de desenhar na infância e a importância de acreditar em nossos sonhos. “ O mais importante foi que eu encontrei algumas pessoas que me falaram que eu desenhava bem, e eu acreditei. Então, se eu pudesse dar um conselho hoje para vocês seria: vocês sempre têm que acreditar no que vocês fazem e no que vocês podem fazer. Então, acreditem nos seus sonhos”, enfatiza.
Para a coordenadora pedagógica de Diversidade de Ensino do Gama, Vera Inês Carlota, projetos como esse fortalecem os trabalhos étnico-raciais que têm sido feitos nas escolas. “ O trabalho do Pestana é sempre utilizado pelos professores para promover discussões e reflexões com os alunos. Vir aqui hoje, estar com ele e receber os livros autografados pelo cartunista só aproxima ainda mais as crianças da cultura afro-brasileira e engrandece o diálogo proposto em sala de aula.” Finaliza.
O lançamento da Coleção Mãe África também faz parte das atividades alusivas aos 24 anos da Fundação Cultural Palmares, comemorados no dia 22 de agosto.
Por Ascom/FCP
Alunos de escolas públicas participam de lançamento da Coleção Mãe África 

Músico Henrique Silva canta para convidados miríns enquanto cartunista autografa livros

Cartunista mostra como é a concepção do desenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário