Diga o que sua escola vai fazer
A fim de ampliar a visibilidade e repercussão das ações relacionadas ao tema da Consciência Negra promovidas pelas escolas , a Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial - Copir - solicita que as Unidades Regionais de Educação (URE's), Unidades Seduc na Escola (USE's) e Escolas que encaminhem as suas atividades agendadas para o e-mail copirseduc@gmail.com.
Propomos que respondam os seguintes itens: nome da atividade, objetivo geral, data do evento, local, responsáveis e contatos (telefone e e-mail).
A ONU declarou 2011 como o Ano Internacional dos Afrodescendentes, reconhecendo o papel dos povos de ascendência africana no desenvolvimento global e na constituição social de várias nações do mundo. Contexto este que fortalece o 20 de Novembro – DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA, data de morte de Zumbi dos Palmares (1695), referência histórica de auto-organização e resistência à escravidão no Brasil.
Convergindo estas iniciativas que refletem o elevado valor da contribuição da população negra para a sociedade brasileira, afirmando o compromisso da Seduc com a implementação da Lei nº 10.639/03, que institui o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos da Educação Básica, a Copir iniciou a mobilização para a Semana da Consciência Negra 2011.
O objetivo da Semana é fomentar a discussão das questões relacionadas à valorização da população negra, possibilitando uma reflexão da prática pedagógica frente à diversidade étnico-racial e a redução/eliminação das desigualdades sócio-raciais no ambiente escolar. Na programação (de 18 a 30 de novembro) estão previstos seminários, exposições fotográficas (“África: Olhares Curiosos”), exibição de filmes (“Tela Negra”), Caminhada Estudantil, Corrida Zumbi dos Palmares e encontro do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial do Pará (Fopeder).
Nenhum comentário:
Postar um comentário