EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

COPIR participa de processo de elaboração do Projeto Pedagógico da Escola Estadual Prof. Ademar Nunes de Vasconcelos, em Salvaterraa


A COPIR, cumprindo sua atribuição de assessoramento nas temáticas referentes à Educação das Relações Étnico-raciais e Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Educação Escolar Quilombola no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Pará, tem acompanhado o processo de elaboração do Projeto Pedagógico da Prof. EEEM Ademar Nunes de Vasconcelos, que visa garantir os princípios da Educação Escolar Quilombola, visto que quase um terço de seus alunos/as são oriundos/as das dezesseis comunidades quilombolas de Salvaterra. No dia 27 de dezembro, através da atuação do sociólogo Tony Vilhena, a COPIR assessorou mais duas etapas desse importante passo dado pela escola.
O processo tem sido muito participativo, mesmo diante das dificuldades encontradas, já que neste ano a escola entrou em reforma e ampliação, fazendo com que o atendimento pedagógico fosse dividido em escolas da Rede Municipal. Mas, mesmo assim, foram aplicados e tabulados das diversos instrumentos de consulta à comunidade escolar. Também foram realizadas visitas e entrevistas nas comunidades quilombolas, além de reunião aberta à participação da sociedade.
Em maio, em alusão ao 13 de Maio: Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, foi desenvolvido o Projeto Semana Integrada de Combate ao Racismo com o tema "Territorialidade e Empoderamento Quilombola".
Ao receber da Escola Vasconcelos a proposta de adequação do Projeto Pedagógico, em observância às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica (Resolução 08/2012 do Conselho Nacional de Educação), a COPIR aprovou a iniciativa de imediato, inclusive já recomendou em ofício que todas as escolas estaduais que atendem estudantes quilombolas realizem debates e providenciem as mudanças necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário