EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Comunidades quilombolas de Moju celebram Consciência Negra


As Comunidades Quilombolas de Santo Cristo e Nossa Senhora da Conceição do Mirindeua, do Território de Jambuaçu, em Moju, celebraram a Consciência Negra com a visita técnica de estudantes do Curso de Filosofia da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A parceria foi possível graças a articulação das presidências das associações comunitárias de Santo Cristo e Conceição de Mirindeua, respectivamente, Raquel Santos e Edenil Batista, e o professor da disciplina Antropologia Social Tony Vilhena.
Na recepção as comunidades anfitriãs prepararam um farto e saboroso café da manhã. Posteriormente, fizeram as apresentações de sua história e dos desafios atuais de sua organização. "Seu" Laurito, liderança quilombola, demonstrou um acervo de bens e utensílios que estão relacionados a formação da comunidade, além de presentear a todos como os seus carimbós.
O diretor da Escola Municipal Nossa Sra. Conceição de Mirindeua, professor Batista, discorreu sobre a importância da educação para o fortalecimento da identidade quilombola e os diversos trabalhos executados para a melhoria do atendimento educacional.
A turma de filosofia se dividiu em quatro grupos para trabalhar com crianças até 06 anos, crianças de 07 a 12 anos, adolescentes e adultos. Em todos os grupos o objetivo era trabalhar conceitos de identidade, autoestima, autogestão e empoderamento popular.
Foi um dia de muito trabalho, interação, trocas de experiências e aprendizado.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário