EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A temática das relações étnicorraciais no calendário escolar da ESCOLA E.E.F.M. PROFª ESTHER BANDEIRA GOMES




 No início de 2013 a Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial – COPIR realizou em conjunto com USE'S e URE'S Mobilização pela Implantação da Lei 10.639/03 nas Escolas Estaduais do Pará.


A ESCOLA E.E.F.M. PROFª ESTHER BANDEIRA GOMES da USE 01 aderiu a mobilização incluindo a temática das relações étnicorraciais no calendário escolar e durante todo o ano letivo de 2013 as atividades desenvolvidas na Escola tiveram o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos sobre a história e cultura afro-brasileira, racismo, preconceito racial e discriminação racial.


Segundo o Projeto apresentado pela Escola a esta COPIR/SEDUC os eventos foram os seguintes:

  • Em Abril de 2013: palestra sobre Racismo e Comemoração do Dia Mundial do Livro Infantil com o Tema: “Identidade, Cultura e a História Étnicorracial”.
  • Em Maio de 2013: Segunda- feira Cívica com o Tema: “Escola Cidadã Contra o Preconceito Racial” e Um debate no entorno da luta contra a Discriminação Racial.
  • Em Junho de 2013: Feira de Exposição com o Tema: Escola Cidadã Contra o Preconceito Racial e Festa Junina com o Tema: Brasil em Cores: Riquezas Étnicorraciais.
  • Em Setembro de 2013: Jogos Internos com o Tema: O Étnico como elo de união e solidariedades entre os povos.
  • Em Novembro de 2013: Dia Nacional da Consciência Negra com o Tema: Semana Interdisciplinar de Valorização do Negro.


    Na culminância do Projeto, em 20 de novembro de 2013, dia Nacional da Consciência Negra as técnicas Carla Reis, Deusilene Lisboa e Maura Fonseca representando a COPIR/SEDUC inicialmente realizaram uma breve conversa com os alunos do ensino fundamental sobre a diáspora africana, valores civilizatórios afro-brasileiros, racismo, discriminação racial e preconceito racial.
     
     Dando prosseguimento a programação, os alunos do “Projeto Capoeira para Todos” realizaram uma demonstração de roda de capoeira. Os alunos do 5º ano apresentaram uma dramatização da obra de Ana Maria Machado a “Menina bonita do laço de fita”. Nas salas de aula os alunos do 1º ao 5º ano socializaram os resultados de estudos e pesquisas na área da culinária, dança e cultura afro-brasileira.






 









O evento envolveu toda a comunidade escolar: alunos, professores, corpo técnico e alguns pais de alunos. A dedicação e empenho dos alunos no desenvolvimento das atividades contagiaram o público que ali assistiu a programação.


Esta Coordenadoria parabeniza e apoia a ESCOLA E.E.F.M. PROFª ESTHER BANDEIRA GOMES pela iniciativa na adesão desta Escola quanto a inclusão da temática das relações étnicorraciais no calendário escolar durante o ano letivo de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário