EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Óbidos recebe o projeto "Educação e Etnicidade"

Professoras apresentam suas propostas pedagógicas
De 11 a 13 de setembro, no Projeto Mocambo, Comunidade Quilombola de São José - Óbidos/PA, aconteceu a primeira fase do projeto “Educação, Etnicidade e Desenvolvimento: Fortalecimento de Negros e Negras Quilombolas na Educação Básica”, que visa o fortalecimento educacional de alunos e alunas quilombolas que cursam a educação básica em comunidades quilombolas paraenses.
Esta primeira fase foi de formação de professores/as das redes estadual e municipal de ensino, posteriormente, serão implementadas as fases de oficinas para alunos/as e encontros de proposições de diretrizes estaduais para a educação escolar quilombola. Pois, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola já foram discutidas em âmbito nacional, aguardando a homologação ainda neste ano pelo Ministério da Educação.
Desta forma, haverá a necessidade de adequação do Sistema de Educação do Pará ao que requer esta nova modalidade, considerando os vários aspectos da realidade dos povos quilombolas, tais como: o que se entende por quilombo, quilombo como território, as lutas da comunidade quilombola, a relação entre quilombos e trabalho, cultura e ancestralidade africana, os avanços e limites do direito dos quilombolas na legislação brasileira e a educação escolar quilombola.
O projeto que é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), através de sua Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (Copir), contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Óbidos na infraestrutura e na mobilização de seus/suas educadores/as. Sendo de fundamental importância a participação ativa da 7ª Unidade Regional de Educação (URE), coordenada pela professora Nerly Santos, que fez a abertura do evento (foto abaixo).
Profa. Nerly Santos faz a saudação e acolhida
Vale registro também a incansável articulação do professor João Neto e da professora Idaliana Marinho que garantiram as primeiras providências necessárias para o êxito da formação. Abaixo, vejamos algumas fotos do encontro.











Nenhum comentário:

Postar um comentário