EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Educação para diversidade étnico-racial

COPIR promove segundo módulo do Projeto Afro-Pará

O Projeto Afro-Pará é uma formação com módulos presenciais que totalizam 120 horas. Intenta garantir a implementação da Lei 10.639/2003 que estabelece o ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira na educação básica do Brasil, p
romovendo a valorização destas culturas, especificamente as produzidas no Pará, preparando professores e técnicos para a elaboração de propostas de inserção da temática nos componentes curriculares para desmistificar a inferioridade racial e cultural da população negra e valorizar sua participação na construção do país.
De 17 a 20 de setembro, a formação acontecerá em Viseu, Medicilândia e Juruti. No período de 24 a 28 de setembro, a formação ocorrerá em Anajás e Breves. As cidades de Santana do Araguaia e Terra Santa serão atendidas de 22 a 26 de outubro. Em Curuá o curso será ministrado de 05 a 09 de novembro. Sendo que Faro já conclui os dois módulos no período de 06 a 10 de agosto e agora os professores só aguardam a certificação.
Dessa forma, ao executar o "Afro-Pará", a Coordenadoria de Educação para a Igualdade Racial busca superar as práticas discriminatórias étnico-raciais no ambiente escolar, preparando os profissionais  da educação para que elaborem materiais didáticos e que preparem o educando para o exercício da cidadania, considerando a pluralidade étnico-racial brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário