EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Protesto durante SPFW exige mais negros nas passarelas

Educafro protesta a favor da igualdade racial nos desfiles de moda

Educafro protesta a favor da igualdade racial nos desfiles de moda (Tuka Pereira"Ô Fashion Week, presta atenção, o povo negro construiu essa nação!". Enquanto alguns jornalistas e convidados chegavam na Bienal, nesta segunda-feira (13), para mais uma edição do SPFW, um protesto rolava na porta. O motivo? Querem mais modelos negros nos desfiles de moda.
Organizada pela ONG Educafro (Educação e Cidadania de Afrodescendentes e Carentes), a manifestação tem como objetivo propor mudanças e fazer com que os estilistas aumentem de 10% para 20% a participação de negros nas passarelas.

Não é de hoje que essa discussão envolve a semana de moda paulistana. A direção do evento já havia inclusive assinado um termo se comprometendo a incentivar que 10% do casting das marcas tivessem modelos negros. Mas parece que alguns fashionistas reclamma que há escassez desses modelos no mercado fashion brasileiro.
O estilista Oskar Metsavaht (Osklen), por exemplo, preparou para essa temporada, um desfile todo inspirado na cultura negra e disse à Folha de S. Paulo que teve dificuldades para escalar negros para o desfile. Será?

Fonte: Vírgula

Nenhum comentário:

Postar um comentário