EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

segunda-feira, 20 de junho de 2011

CULTURA DE PAZ E NÃO-VIOLÊNCIA NA ESCOLA VILHENA ALVES



A EEEFM “Vilhena Alves”, durante os dias 21 e 22 de junho, promoverá diversas atividades sócio-educativas na abordagem da Cultura da Paz e Não-Violência.
A Escola Vilhena Alves fica na Av. Magalhães Barata, 
entre 09 de Janeiro e 03 de Maio, São Brás, Belém/PA.
Informações: (91)3229-5581
Segundo Elisabete Santana “A cultura de paz está intimamente ligada à prevenção e resolução não-violenta de conflitos. É baseada em tolerância, solidariedade e compartilhamento cotidiano, no respeito a todos os direitos individuais e na busca de soluções criativas para os problemas por meio de diálogo, da negociação e da mediação. Isso não significa, de forma alguma, a eliminação dos conflitos, uma vez que estes são inerentes ao ser humano e, muitas vezes, salutar se conseguimos dispensar os critérios e a necessidade da dominação do outro. Trata-se de um processo de mudança de consciência de cada ser humano para a estruturação de uma cidadania planetária baseada na responsabilidade universal”.
Esse processo complexo e que envolve indivíduos (desde como ele lida consigo mesmo até suas relações interpessoais), seus núcleos de convivência (família, trabalho, escola, igreja, partido político, cooperativa, entre outros), no “Vilhena Alves” tem se traduzido em seis princípios: respeitar a vida; rejeitar a violência; ser generoso; ouvir para compreender; preservar o planeta e redescobrir a solidariedade, princípios esses desenvolvidos na prática docente dos professores da escola.
O Ensino Religioso inicia as atividades do projeto com uma grande Celebração da Paz e Não-Violência, no dia 21, às 10h00min e 15h00min, presidida pelo Comitê Inter-Religioso que vem atuando há três anos no Estado frente ao respeito às diferenças entre as diversas culturas e tradições religiosas que compõem o fenômeno religioso paraense.
Segundo o professor Rodrigo Santos, “A escola cabe a promoção de atividades onde os alunos sejam estimulados a convivência harmoniosa com as diferentes diferenças, seja ela étnico-racial, de crença, social, entre outras”. Destacando a importância do Ensino Religioso nesse processo.
Luiza Melo e Ana Laura, da direção da escola, destacam os quatro pilares de sustentação de uma cultura de paz citados por Elizabete Santana, no texto A paz está em nossas mãos, que consiste na: democracia, direitos humanos, desenvolvimento e o desarmamento, somados à orientação da UNESCO “pensar globalmente e agir localmente”, ou seja, desenvolver na escola ações planetária a partir de iniciativas locais, a exemplo do referido projeto desenvolvido na escola, deixando aqui, o convite para todos nós, desenvolvermos juntos essa consciência de paz e não-violência em nossa comunidade.

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