EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Revista científica publica dossiê sobre comunidades tradicionais

Buscando dar visibilidade às questões relativas às comunidades tradicionais da Amazônia, foi organizado por pesquisadores da Universidade Federal do Pará o Dossiê “Direitos e conhecimentos de povos e comunidades tradicionais”, que foi publicado na mais recente edição da Revista científica Fragmentos de Cultura, editada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

O dossiê é resultado de um seminário de mesmo nome, organizado em novembro de 2014, numa parceria entre o Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) e o Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da UFPA. Como produto do seminário, nasceu o dossiê, composto de 12 artigos científicos sobre o tema do evento e duas entrevistas sobre o assunto do trabalho.
O dossiê foi organizado por Eliane Moreira, promotora de Justiça e professora do ICJ; Noemi Sakiara Miyasaka Porro, agrônoma, antropóloga e professora do NCADR; e por Flávio Bezerra Barros, etnobiólogo e professor do NCADR e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da UFPA. Para o professor Flávio, os artigos do dossiê são fundamentais para que se conheçam mais as tradições, os modos de vida e as problemáticas inerentes às comunidades.
Visibilidade - “O dossiê tem a importância de trazer visibilidade e socializar experiências em torno desse tema, tanto para as pessoas da academia quanto para os atores que trabalham no movimento social lutando por direitos. É muito importante o diálogo com a comunidade, mas também é fundamental o uso dos instrumentos científicos e jurídicos na proteção dos conhecimentos e nos fazeres tradicionais dessas comunidades. O trabalho vai ter esse impacto”, acredita o professor.
O dossiê - O trabalho, que foi publicado no 2º número do volume 25 da revista Fragmentos de Cultura, editada pela PUC de Goiás, é composto de 12 artigos científicos escritos por pesquisadores de diversas instituições, abordando temas como conflitos no entorno de barragens, agricultura familiar e políticas públicas para problematizar e estimular a reflexão de todos, academia e sociedade.
Também conta com duas entrevistas, uma sobre estudantes universitários representantes de povos tradicionais nas universidades e outra sobre a garantia dos direitos desses povos pelo Ministério Público. O número da revista com o dossiê foi publicado na última quarta-feira, 16, e já está disponível para leitura aqui.
Próximos passos - De acordo com o professor Flávio Barros, ele e as outras organizadoras do trabalho estão planejando um evento de lançamento da revista em Belém, onde serão abordados temas a cerca das comunidades tradicionais. “Nós pretendemos organizar um lançamento, mesmo a revista sendo virtual. Estamos buscando organizar uma mesa com estudantes, professores, representantes de comunidades para que possamos compartilhar as experiências e, assim, divulgar as pesquisas e os desafios enfrentados por nós e pelas comunidades com as quais trabalhamos e dialogamos. Queremos fazer isso em breve”, conclui o pesquisador.

Texto: Alesson Rodrigues - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Fotos: Divulgação / projeto
Fonte: Portal UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário