EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Copir organiza Mês da Consciência Negra




O Dia Nacional da Consciência Negra, em 20 de novembro, será comemorado com programação nas escolas da rede estadual pública, mediante articulação da Coordenadoria de Educação para a Promoção da Igualdade Racial (Copir) e gestores educacionais. O tema do Mês é “Consciência Negra: Uma Atitude Diária”.

Para o encaminhamento dos preparativos, de forma integrada, a Copir solicita que as Unidades Seduc na Escola (USEs), Unidades Regionais de Educação (UREs) e escolas enviem à Coordenadoria a programação do que será desenvolvido nas unidades escolares, como parte dessa data referente à resistência à escravidão no Brasil.

Os gestores educacionais devem comunicar à Copir suas atividades agendadas, abrangendo: local/data/ nome da escola; data/período; nome do projeto/atividade; o que é a ação proposta na Semana; responsáveis e contatos (telefone e e-mail).

A Copir informa que as escolas terão até o dia 31 de outubro para enviarem o calendário estadual do Mês, por meio do e-mail copirseduc@gmail.com.

O Mês da Consciência Negra visa fomentar a discussão de questões relacionadas à valorização da população negra, possibilitando reflexão sobre a prática pedagógica frente à diversidade étnico-racial e a superação das desigualdades sócio-raciais no ambiente escolar. O dia 20 de novembro é  data da morte de Zumbi dos Palmares (1695), líder da resistência negra contra a escravidão.

Texto: Eduardo Rocha
Ascom-Seduc PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário