Acesse a Plataforma MADAE

Acesse a Plataforma MADAE
Curso Afro-Pará

EXPOSIÇÃO "ÁFRICA: OLHARES CURIOSOS", Hilton Silva

terça-feira, 19 de maio de 2015

Iphan promove seminário sobre patrimônio cultural dos quilombos de Oriximiná

No próximo dia 22 de maio vai acontecer, no Pará, o seminário Patrimônio Cultural dos Quilombolas de Oriximiná. O evento é uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com as comunidades quilombolas e a Cumbuca Produção Artística e Cultural.

O objetivo do encontro é debater propostas para políticas de patrimônio cultural das comunidades do município, a partir dos possíveis desdobramentos do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) dos Quilombolas de Oriximiná, que teve a fase de levantamento preliminar concluída em julho de 2014.
Foram 18 meses de pesquisas e produção de fichas, mapas e registros sonoros e visuais. Esse estudo produziu e reuniu conhecimentos acerca de nove territórios quilombolas, mapeando as referências e os sinais diacríticos da identidade étnica e cultural de seus moradores. A Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (ARQMO) apoiou o projeto e as associações representativas das nove áreas quilombolas contribuíram nas pesquisas.

INRC
Uma das ferramentas mais importantes para que se conheça uma realidade, bem ou expressão cultural é o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), uma metodologia de pesquisa desenvolvida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que envolve técnicos, pesquisadores e a própria comunidade. Seus resultados permitem o acompanhamento das transformações dos bens ao longo do tempo e contribuem para a constituição de acervos de memória, de fundamental importância quando se trata de um patrimônio cuja natureza é dinâmica.

Programação
8h – Abertura oficial | Iphan, representações quilombolas e instituições convidadas
9h – Apresentação dos Resultados Preliminares do Inventário de Referências Culturais dos Quilombos de Oriximiná
10h30 – Avaliação dos resultados
14h – Debate de propostas
16h30 – Consolidação a apresentação de propostas
Local: Cliper de Santo Antônio (ao lado da igreja) | 22 de maio de 2015 | de 8 a 18h
Confira aqui o convite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário